Imagine que o cliente é o protagonista de um filme. A empresa, por sua vez, desempenha o papel de roteirista responsável por criar uma narrativa envolvente e cativante para esse personagem principal.

Se o protagonista não for bem desenvolvido, suas motivações não forem claras e sua jornada não for interessante, o filme dificilmente atrairá a atenção do público.
Da mesma forma, uma empresa que não coloca o cliente no centro de suas estratégias de marketing acaba produzindo um enredo fraco e desinteressante.

Entender os desejos, as necessidades e as motivações do cliente é fundamental
para criar uma narrativa de marca envolvente e autêntica. Mas o que significa colocar o cliente no centro? Nesse contexto, significa se aprofundar em sua psicologia, comportamento e preferências.

É necessário desenvolver processos de descoberta constantes, que consigam acompanhar as tendências emergentes do mercado e da sociedade, e direcionar os
esforços de análise de dados para compreender as nuances do público-alvo.

São essas as informações que fornecerão insights valiosos para a criação de estratégias de marketing eficazes. Isso formará um ciclo virtuoso de trabalho que nasce com pesquisa e estratégia e se desenvolve através da experiência oferecida ao cliente.

E, então, ganha projeção e produz resultado através de iniciativas de comunicação que farão as ativações do plano de marketing, ampliando e fortalecendo a
experiência do cliente.

Assim como um roteirista de cinema utiliza a história e as características do protagonista para criar emoção, suspense e conexão emocional no filme, um CMO deve usar esses insights para criar campanhas personalizadas, relevantes e impactantes. Isso envolve segmentar o público-alvo, adaptar mensagens e conteúdos para atender às necessidades individuais e entregar jornadas que realmente ressoem com o cliente.

Portanto, ao colocar o cliente no centro, a empresa pode criar uma história envolvente, estabelecer conexões emocionais duradouras e conquistar o público de
uma forma autêntica. Essa abordagem criativa não apenas diferencia a empresa da concorrência, mas também promove relacionamentos leais e duradouros com os clientes, impulsionando o sucesso no longo prazo.

Rafael Schuch Barcellos é key acount director da Brivia