Minha mensagem de Feliz Ano Novo a todos os meus queridos amigos e leitores, que me acompanham nesta coluna, desde o primeiro domingo de setembro de 1971 – 52 anos – trata sobre o TCT (o The Crossing Time,) a longa travessia que começamos a realizar desde a virada do milênio para cá, e em direção ao admirável mundo novo. E essa travessia tem um hino que apresento e canto com vocês mais adiante.
Tudo começa no dia em que um fabricante de máquina calculadora – a Busicom – bate às portas da Intel e pergunta se eles poderiam fabricar uma pequena memória para suas máquinas. A Intel aceita a encomenda, e entrega, dois anos depois, o microchip 4004. Quem faz a entrega é Gordon Moore, que, naquele momento, diz: “Este microchip vai dobrar de capacidade e velocidade a cada 18 meses, e ter seu preço reduzido pela metade”. De uma ingenuidade monumental. Dobra de capacidade em frações de segundo...
E com o microchip, nasce o 4º ambiente da Biofera, além da Atmo, Lito e Hidro, passamos a ter e ser impactados pela Digisfera. E é exatamente nesse momento que ingressamos no TCT – The Crossing Time, e passamos, todos, sem exceção, a fazer a travessia. Do mundo velho, para um mundo radicalmente novo. O fim do 1º tempo ou ato da história da humanidade. Início do segundo... É onde nos encontramos neste momento, e assim seguiremos por mais algumas décadas.
Estranhezas, solavancos, incômodos, desconfortos, incompreensão, quase tudo perdendo o sentido do dia para a noite. Provisoriamente, o piso desapareceu sob nossos pés e todos, sem exceção, hoje e por mais anos, convertemo-nos em navegadores. O mundo, definitivamente, é líquido.
Feliz 2024, querido amigo navegador. Calma, sensibilidade, resiliência, compaixão, empatia. Já disse em artigos anteriores e repito agora, o melhor sinônimo para marketing é empatia. Colocar-se permanentemente no lugar das demais pessoas; e respeitá-las. Aqui, no MMM, MadiaMundoMarketing, onde cultuamos e veneramos marketing & branding 24 horas por dia de todos os dias da vida, recorremos a dois provérbios americanos para definir marketing e branding. Marketing, “Put yourself in someone’s shoes”. E branding, “Walk the talk”. Pressupostos iniciais e mínimos para a prática de um marketing & branding de excepcional qualidade.
Feita a introdução, o hino da travessia foi composto no início dos anos 1970 por Gavin Sutherland, com uma primeira gravação de 1972, pelo Sutherland Brothers Band. Mas, não aconteceu nada. Em 1975, Rod Stewart muda-se para os Estados Unidos, e, em seu primeiro álbum, inclui o Hino da Travessia, deste TCT – The Crossing Time: “Sailing”. E aí nascia, premonitória e circunstancialmente, o hino universal da travessia, que todos temos de aprender e cantar todos os dias de todos os próximos anos...
“I am sailing, I am sailing
Home again cross the sea
I am sailing stormy waters,
To be near you to be free”.
Mas se você preferir fazer a travessia pelos ares é possível...
“I am flying, I am flying
Like a bird across the sky
I am flying passing high clouds
To be with you, to be free”...
É isso, amigos. Sem desesperos. Somos testemunhas e protagonistas da maior disrupção da história da humanidade. Poucas manifestações do mundo antigo sobreviverão. E todos, nós, em paralelo e simultaneamente, precisamos cuidar de nossa travessia.
Até aqui fomos fazendo sem nos darmos muita conta. Daqui para frente precisamos ser mais sensíveis e cuidadosos, e construímos um plano, o nosso plano. TCTP – O The Crossing Time Plan.
Feliz 2024, feliz mundo novo, e não se esqueça de construir seu plano em direção ao, finalmente, admirável mundo novo. Com algum sofrimento e dores pelo caminho, mas, e como se diz hoje, faz parte.
God bless you!
Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing
fmadia@madiamm.com.br