Pelo quarto ano consecutivo, o PROPMARK realiza levantamento junto ao mercado para eleger os destaques da comunicação brasileira. A enquete Melhores do PROPMARK 2022 contou com cerca de 100 votantes, que fizeram suas escolhas, em dez categorias, por meio de votação aberta realizada em novembro, no site do jornal.

Os vencedores deste ano são: Itaú (Anunciante); Galeria (Agência de Propaganda); Bullet (Agência de Live Marketing); Globo (Veículo de Comunicação); JCDecaux (Empresa de Out of Home); TikTok (Plataforma Digital); Paranoid (Produtora); Luciana Haguiara (Profissional de Criação); Renata Gomide (Profissional de Marketing) e Los Santos +3º (Campanha).

Pela primeira vez, estão na lista Itaú, Galeria e Paranoid, além de Luciana Haguiara (Media Monks) e Renata Gomide (Grupo Boticário), também as primeiras mulheres eleitas nas categorias Profissional de Criação e Profissional de Marketing do Ano.

“Atribuo esse reconhecimento a cada uma e cada um que esteve e está ao meu lado esse tempo todo”, agradece Luciana, diretora-executiva de criação para o Brasil e América Latina da Media Monks. Ela foi também a única brasileira a presidir um júri no Cannes Lions 2022, de Digital Craft.

Com apenas pouco mais de um ano de operação, a Galeria surpreendeu e vem puxando no mercado o movimento de agências nacionais independentes. “Vamos passar por um momento importante de revalorização do modelo brasileiro, que une criatividade e mídia, e está sendo copiado internacionalmente”, observa o CEO e sócio-fundador da Galeria, Eduardo Simon.

Anunciante do Ano, o Itaú demonstra sua força na publicidade, além de iniciativas que passam pela educação, desenvolvimento de startups e ofertas de bikes em algumas cidades, que dão respaldo institucional à marca sem se distanciar da sua agenda mercadológica. O banco promove campanhas de segurança de dados bancários como Itaú e você contra golpes e fraudes, além de filmes memoráveis como o encontro geracional da menina Alice com a atriz Fernanda Montenegro na mensagem de Ano Novo de 2022.

“Publicidade sempre foi e continua sendo pra gente uma possibilidade de levar às pessoas um pouco mais de nossa cultura e, sobretudo, de nossas crenças e ponto de vista sobre as coisas. Pra nós, consistência e coerência são os nomes do jogo e, sendo assim, nosso desafio diário é o de evolução contínua sem abrir mão do que verdadeiramente somos”, diz Eduardo Tracanella, CMO do Itaú Unibanco. Africa e Galeria atendem a conta do banco.

Já a VMLY&R e a Produka se destacaram na lista dos Melhores do PROPMARK 2022 pela criação e produção da Campanha do Ano, Los Santos +3º, também o case brasileiro mais premiado na última edição do Cannes Lions. Confira nesta edição os depoimentos de todos os ganhadores, que contam em matérias exclusivas as estratégias vitoriosas de suas marcas.

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Sangria no Twitter
Está havendo uma debandada de marcas do Twitter. Desde o fim de outubro, quando Elon Musk assumiu oficialmente a plataforma e iniciou a onda de polêmicas, 50% dos maiores anunciantes deixaram a popular rede social. Circula no mercado que a plataforma perdeu marcas importantes como Volkswagen, Chevrolet e Ford. Alguns desses anunciantes não fizeram segredo e disseram que estão “pausando” os anúncios no Twitter. Sabe-se lá o que significa isso, mas o fato é que estão fora da rede, assim como Coca-Cola e Apple, entre outros. Veja reportagem com a repercussão no Brasil.

Armando Ferrentini é publisher do PROPMARK