Até aqui, todos os meus textos foram direcionados para o mercado ou, como você está acostumado, para os clientes. Agora, esse texto vai para você, criador de conteúdo, seja você nano, micro ou algum perfil verificado de milhões. Esse texto está repleto de dicas de como encantar quem paga sua internet, sua viagem cheia de perrengues – que você só posta o “luxo” – e os lanches do aplicativo de delivery que você é viciado.

Vamos juntos em uma jornada com tudo o que aprendi em anos de marketing de influência? Ou melhor, o que eu aprendi estando em todos os lados da mesa, inclusive no lado do criador de conteúdo com contratos de milhões (literalmente) com as marcas, e sendo um dos principais nomes do mercado [e não sou eu quem estou falando, né, YouPix Builders, Papel & Caneta e Forbes Under 30?], que pode te ensinar maravilhas sobre esse mundo. Vou criar uma lista para facilitar a sua e a minha vida e, desde já, aviso que todas as opiniões aqui descritas são de quem já viu e viveu de tudo nesse rolê da influência.

- Acho incrível você fazer conteúdo reclamando da oferenda, ou melhor, do seeding que as marcas cismam em mandar para o seu endereço ou caixa postal. Você deve postar? Não! Porém, saiba que essa estratégia movimenta todo o mercado, e conheço diversos criadores [verificados ou não] que amam receber um mimo, maaaaaas também sei que ninguém aguenta mais ecobag, garrafinhas de água ou powerbank de procedência duvidosa. Ou seja, marcas, melhorem seus envios de seeding, estudem o criador de conteúdo para quem vocês estão mandando esse mimo e repensem a quantidade de plástico, papelão e outros materiais dessas caixas gigantescas contendo apenas um amaciante de roupa e uma cartinha escrita de forma robótica.

- Pense rápido! Você é criador de conteúdo? Ou apenas um narcisista com o feed cheio de selfies, textos copiados do Google ou trechos de letras da sua playlist favorita? Pode apostar que sou a pessoa que cobra dos meus talentos que criem conteúdo de qualidade, afinal sua selfie não vai te ajudar na aproximação com marcas que você tanto sonha. No máximo, você ganhará uns biscoitos de pessoas que nem sabem o motivo de terem lhe dado um follow.

- Repita comigo: relevância, relevância e relevância! A palavra de ordem que você deveria correr atrás mais do que do PR da festa badalada que você quer entrar de graça. Afinal, será sua relevância que vai te aproximar de marcas que entenderam que o game do marketing de influência é diferente do game de mídia! Ou seja, você sabe qual é o seu principal território? Você sabe o motivo pelo qual as marcas procuram o seu “concorrente” e não você, mesmo você tendo a certeza de que você é o maior e melhor criador da internet [será mesmo]?

- Não, você não precisa ter opinião formada sobre tudo. O silêncio pode ser ensurdecedor, porém te garanto que você e a sua saúde mental vão me agradecer
um dia.

- Cuidado com os contratos que você assina, seja eles com marcas ou com agências. Qual foi a última vez que você leu um contrato inteiro? Saiba que nesse mercado existem diversas empresas sérias e reconhecidas pelo seu trabalho, porém posso te garantir que, enquanto estava escrevendo esse texto, surgiu alguma “agência” de influência no Brasil, querendo ter um lucro rápido custe o que custar.

- Crie relacionamento com as marcas que você admira! Afinal, já dizia o poeta: quem não é visto, não é lembrado. Ou seja, seja visto por marcas e agências, crie conteúdo dentro do seu território e mostre que você é consumidor daquele produto ou serviço [calma, não estou falando para você fazer #publi de graça, mas que você mostre que possui match com a marca]. Então, posso garantir para você que, em breve, você terá uma foto no feed com o produto que tanto ama, ganhando dinheiro para pagar as suas contas.

Vou encerrar por aqui, afinal, criadores de conteúdo possuem a fama de não lerem muito. Contudo, espero que você, que tenha chegado até aqui, tenha refletido um pouco sobre o seu conteúdo, sua relevância, seu relacionamento com marcas e agências e, claro, sobre sua carreira de influenciador digital.

Julio Beltrão é head do núcleo de Pretos da Mynd, agência de marketing de influência e entretenimento