Todo CEO que deseja sucesso para a sua empresa deveria convidar um publicitário para o conselho de administração. Publicitário é o generalista especialista em pessoas. É o antropólogo, sociólogo e entendedor da alma humana com décadas em business e com uma qualidade que poucos têm hoje em dia: sensibilidade.

O saudoso Júlio Ribeiro, fundador da Talent, com o qual nunca trabalhei, mas que sempre admirei pela educação, bom humor e sucesso, escreveu o livro Fazer Acontecer (Editora Saraiva, 2009). Esse livro possui o inteligente e revelador subtítulo: Algumas coisas que aprendi em propaganda investindo 1 bilhão de dólares para grandes empresas. Na capa de fundo branco, como sempre, o Júlio aparece muito elegante e sorrindo de maneira simpática, olhando para o chão, tipo, dizendo: desculpa aí, mas é isso mesmo, todo esse conhecimento investindo o dinheiro de clientes em alto nível, vale muito.

Um publicitário com vasta experiência e ótima reputação é craque em investir, colecionar sucessos e algo pouco falado, mas que gostaria de chamar a atenção: tem a humildade de aprender rápido com os fracassos sem perder a visão otimista da vida. E, como tudo na vida, é simples e transparente encontrar profissionais com essa reputação e qualificação. Basta querer.

Uma ótima empresa precisa contar com um ótimo profissional de marketing e uma excelente agência de comunicação, mas
a estratégia muitas vezes começa no conselho de administração, muito antes. É
por isso que,  ter alguém assim lá, faz todo sentido.

Alguns desses conselhos possuem às vezes e ao mesmo tempo três ou quatro economistas, advogados e engenheiros. São fundamentais. Fazer contas é importante, mas hoje em dia, explicar o que essas contas significam para investidores, funcionários, acionistas, clientes, formadores de opinião e pessoas em geral, também é.  Mais do que nunca a comunicação é a alma do negócio, desde que seja psicografada.

As empresas não podem ser apenas um boleto na vida das pessoas. E a batalha em explicar isso para as empresas não pode ser só dos CMOs e agências. Os distraídos não vencem mais. Num mundo com mais pessoas, conhecer sobre dinheiro é importante, mas conhecer sobre quem ganha, investe, gasta e faz dinheiro é fundamental.

Os publicitários, ainda mais os mais experientes, são pessoas apaixonadas por resolver problemas. Toda startup precisa ter um no seu conselho. E empresa grande e consolidada, porém tímida, também. Essa visão humanista e humanizada pode levar empresas a errar menos, pois tudo o que uma empresa faz hoje virou uma mensagem com uma garrafa aberta.

Esses profissionais, que hoje já não possuem agências ou estão em níveis não executivos, podem colaborar muito com tudo o que fizeram de certo, mas principalmente com todas as experiências daquilo que viram que não funciona. Além do que, as reuniões de conselho podem ter outra cor, já que o publicitário consegue falar sobre marketing e economia, enquanto cita Chacrinha, por exemplo.

Percepção faz parte do negócio hoje como nunca foi antes. A comunicação precisa estar no plano estratégico da empresa, mesmo que a melhor estratégia seja o silêncio. E o melhor reforço ao seu time de estrategistas é o publicitário que já fez no passado o que você vai precisar fazer amanhã. Comunicar-se faz toda diferença para os grandes momentos, ou quando você pediu sua cara-metade em casamento apresentou uma planilha?