Não é de hoje que as Realidades Virtual e Aumentada são capazes de fazer coisas incríveis na comunicação entre empresas, marcas, produtos e as pessoas. Evidente, há um avanço desde que esse tipo de tecnologia surgiu e as possibilidades que temos em mãos, mas é preciso ter um olhar atento e curioso para perceber o novo que já existe.

Capazes de transportar seus usuários para outros universos, lugares, espaços e vivências, as Realidades Estendidas têm sido pouco aproveitadas por marcas, que perdem a chance de trabalhar a tão sonhada experiência capaz de marcar para sempre a relação com um consumidor. Arrisco dizer que um dos motivos é a longa espera pelo perfeito que nunca vai chegar, se concordamos que estamos em constante evolução.

Diante do trabalho vencedor de dois Grand Prix no festival Cannes Lions deste ano, nas categorias Brand Experience & Activation e Radio & Audio Lions, entre outros troféus, senti uma ponta de esperança de que mais clientes possam compreender a grandeza de experimentar o novo, o nunca antes vivenciado, o futuro da comunicação à partir do que está posto e acessível agora. E que já é tão grandioso quando bem executado.

“The Unfiltered History Tour” foi criado na Índia para a Vice Media, e permite, através de Realidade Aumentada em filtros de Instagram, que uma visita presencial ou virtual ao British Museum faça correções históricas, mostrando peças do museu que foram adquiridos pela Grã-Bretanha de forma ilegal, pois pertenciam a outros países.

Os áudios imersivos contando as histórias são narrados por pessoas dos povos a quem os artefatos pertenciam de verdade, realizando uma conexão humana. E a tecnologia tornou-se tanto atrativo quanto facilitadora desse processo.

Acredito que essa receita só tenha dado certo porque propósito, ideia e a tecnologia tiveram a liga de um ingrediente indispensável: coragem.

Conhecer o cliente, seus objetivos e propósitos, dominar as tecnologias e ter pessoas que se debruçam sobre as possibilidades que ainda não foram executadas são componentes essenciais quando falamos sobre o novo à favor da conexão entre marcas e pessoas.

Mais uma vez, a reflexão me leva para o poder da ousadia como caminho para fazermos história, ou de mudarmos ela.

Marcio Sal é head de pós-produção da NOO
msal@noo.com.br