Num trabalho simplesmente brilhante, que vem sendo realizado com graus de consistência elevadíssimos, a Raia Drogasil fecha uma longa etapa de mudanças, assume publicamente o que é daqui para frente, e obriga, no mínimo, toda a concorrência considerar uma reinvenção, e todos os demais membros da cadeia da saúde prepararem-se para uma nova realidade.

Mais que reinventar-se, a RD Saúde mudou toda a cadeia da saúde no Brasil.

Sem desrespeitar normas, regulamentos, costumes, a Raia Drogasil foi preparando a virada, o bote, procedendo às mudanças de forma silenciosa e responsável, e agora, finalmente, revela-se RD Saúde.

Segue sendo a rede de farmácias líder, de forma destacada, em nosso país, mas deixa bastante claro que vender remédios e ser farmácia é apenas a estrada que percorre para cuidar de uma forma mais completa e abrangente da saúde primária de todos os seus clientes, que são milhões em todo o Brasil...

E apenas seguindo o que a ex-Raia Drogasil até ontem, e RD Saúde, agora vem realizando muito especialmente depois que Marcilio Pousada assumiu o comando, mais que na cara e evidente que a ambição é muito maior, e mais novidades, todas, pelo caminho.

Em algum momento, mais adiante, quem sabe, RD Saúde, a menor distância entre as pessoas e mais e melhores anos de vida.

Confiram agora, o impacto da novíssima RD Saúde, sucessora da mais que centenária Raia Drogasil.

Segundo Marcilio, em entrevista a Allan Ravagnani da revista Dinheiro, “Os serviços de atenção básica nas farmácias têm potencial para reduzir em até 80% os atendimentos em prontos-socorros das redes públicas e privadas...”.
Ou seja, a novíssima e revolucionária RD Saúde mexe com toda a cadeia de valor da saúde.

Dos consultórios médicos, passando pelos laboratórios de exames, culminando com os hospitais e prontos-socorros e atendimentos, e... atenção, planos de saúde!

Marcilio revela alguns números. Somente no ano passado, 2023, os chamados serviços de atenção básica e primária, que a RD Saúde oferece, foram responsáveis por mais de 3,5 milhões de atendimentos.

Segundo Marcilio, e na RD Saúde, a partir de agora a porta de entrada de milhões de brasileiros nos cuidados com a saúde, esses atendimentos iniciais contemplam quatro pilares, ou vertentes, “Promoção da Saúde, Proteção, Prevenção e Primeiro Atendimento...”.

E, na entrevista, Marcilio anuncia a todos os planos de saúde que pretende visitá-los, e propor parcerias...

“Pretendemos entrar em contato com os planos de saúde para que possamos aprimorar essa relação, onde nós fazemos o atendimento básico e eles nos repassariam um valor por vida, assim o paciente não pagaria nada na farmácia e ajudaria a desafogar os hospitais de rede...”.

Curto e grosso.

O Uber reinventou o negócio de transporte; o iFood, o de alimentação. O Airbnb, de hospedagens. O Nubank, de bancos. A Amazon e o Mercado Livre, o do comércio.

A Raia Drogasil, agora RD Saúde, mesmo sendo uma empresa de gênese e cultura analógicas, centenária, diferente das demais que mencionei antes e são digitais de nascença, está reinventando o negócio e a cadeia da saúde no Brasil.

10! com respeito, louvor e admiração. RD Saúde faz, no negócio da saúde, o que outras e grandes organizações do varejo não conseguiram... e, provavelmente, não conseguirão em seus setores de atividade, especialmente no varejo... mas, terão de encarar o desafio da reinvenção.

Francisco Alberto  Madia de Souza é consultor de marketing
fmadia@madiamm.com.br