A Meta, que é proprietária do Instagram e do Facebook, divulgou uma ferramenta de reconhecimento facial, a qual detecta anúncios fraudulentos que utilizam imagens de celebridades no Reino Unido, na União Europeia e na Coreia do Sul. A tecnologia já foi testada em outros países, expandindo a aplicação da medida para incluir mais personalidades de destaque.
Segundo o diretor de ameaças cibernéticas da Meta, David Agranovich, as personalidades no Reino Unido e na UE serão notificadas. Desta forma, eles poderão optar pelo uso da ferramenta de proteção contra a “celeb bait” - uma espécie de ‘deepfake’ das celebridades - através da tecnologia de reconhecimento facial.
É necessário identificar o uso incorreto e indevido de imagens de pessoas, principalmente, nos casos em que é utilizada IA generativa para produzir o conteúdo. Ao habilitar a nova função, será escaneada a foto de perfil, a qual será comparada com rostos de um banco de dados, que serão bloqueados se o uso indevido for confirmado.
Outra atualização da Meta será o uso de reconhecimento facial na recuperação de contas, válido para todos os usuários. Neste caso, se o usuário quiser recuperar uma conta bloqueada, deverá encaminhar um vídeo curto confirmando sua identidade para a ferramenta. A empresa esclarece que estes dados serão removidos após o processamento da recuperação de contas.
Além das melhorias que o reconhecimento facial possa vir a trazer para as redes sociais, a implementação da ferramenta já traz inúmeros benefícios em suas outras aplicações. O reconhecimento facial fortalece a segurança nos acessos a eventos e ambientes protegidos, por exemplo, o que é benéfico para todo seu público.
No começo do ano, o major Agdan Fernandes, diretor de Infraestruturas e Tecnologias do Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar, anunciou que o reconhecimento facial seria utilizado na solução do desaparecimento de crianças em grandes eventos, como Carnaval e shows que acontecem de forma pública.
No caso de eventos esportivos, como jogos de futebol, a prática pode também coibir fraudes, cambismo e outras maneiras paralelas de gerar renda, como por meio do contrabando de ingressos. Por isso, é necessário que tal implementação seja usual e a Lei Geral do Esporte já está garantindo que a adoção da tecnologia seja obrigatória em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas a partir de junho de 2025.
A automação do reconhecimento facial oferece uma solução econômica e eficaz para o controle de acesso, onde cada usuário pode realizar seu credenciamento de forma online. A validação de cada cadastro através do banco de dados do governo evita as fraudes nos acessos com reconhecimento facial, para garantir efetiva segurança. Além disso, a tecnologia conta com a funcionalidade de live detection, que não permite o uso de fotos ou vídeos para o credenciamento e para a validação do acesso.
A implementação do acesso com reconhecimento facial aumenta a segurança em organizações, condomínios, estádios e portarias de grandes eventos. Ou seja, o que ocorreu com a Meta não é exclusivo. Se a prática for amplamente devassada, todos esses recintos tendem a prestar um serviço mais seguro ao público, garantindo-se da mesma maneira contra ataques externos. Empresas que trabalham com automação de sistemas, por meio de reconhecimentos faciais, utilizam tais métodos em portarias de prédios, em estádios de futebol, em catracas de prédios empresariais. Enfim, a lista é enorme. Evitam-se, assim, fraudes, identificam-se roubos e outros crimes que causam mazela ainda maior à sociedade.
Essa é uma das inovações mais eficientes e seguras da atualidade. Trata-se de um dispositivo ideal para garantir a maior segurança em ambientes protegidos. Gerenciam-se acessos de forma setorizada e com controle por dias e horários. A solução garante que somente pessoas autorizadas consigam ingresso nessas áreas. Prova-se que a utilização desse sistema é um avanço quanto à inovação e segurança de todos os envolvidos. E se as redes sociais trouxeram essa aplicação, acredito que todos nós iremos ganhar muito com isso, sempre pensando em otimização e segurança.
Tironi Paz Ortiz é CEO da Imply Tecnologia