Hoje em dia, tudo que é colocado na internet precisa de muito cuidado e também de responsabilidade antes de ser publicado, incluindo questões que envolvam marketing de influência. Durante o painel 'Socially Responsible Influencer Marketing: Is It Possible?', no evento SXSW, que assisti presencialmente em Austin, nos EUA, o debate foi sobre a importância das marcas serem as mesmas publicamente e também no backstage.

Quando se trata de marketing de influência, muitas pessoas podem não comprar de marcas que não seguem seus valores. A representante da L’Oréal, Sarah Shaker, afirmou isso no painel e explicou que a Geração Z quer gastar seu dinheiro em lojas que se posicionam e têm seus valores definidos. No aspecto da L’Oréal, eles precisaram parar um momento e entender quais os valores faziam sentido para a marca e a partir disso, deixar sempre claro o posicionamento estabelecido em postagens nas redes sociais, também contratando influenciadores que possuem os mesmos valores.

O fator que a GenZ mais leva em conta ao se fidelizar à uma marca é a transparência de valores. As empresas precisam demonstrar seus propósitos, interna e externamente, e essa atitude está relacionada a querer participar de conversas, não liderá-las ou criá-las. Empresas podem se aliar, fazer parte e até compartilhar daqueles valores em comum com comunidades, mas não podem se autoafirmarem proprietárias. É essencial se lembrar disso.

Os palestrantes acreditam ser de grande importância que as marcas se posicionem diante de um deslize, pois quando não fazem isso, as pessoas vão entender em instantes que tem algum problema e fazer um conteúdo enorme nas redes sociais expondo tudo o que provavelmente querem que seja escondido. As marcas precisam ter um time de representantes que realmente possuem os mesmos valores. Não dá para pregar ideais, como, ‘somos sustentáveis e éticos’, sem fazer nada efetivo para ser.

Por essa razão, é válido que as marcas estejam onde o público-alvo está. A geração Z utiliza mais o TikTok como ferramenta de busca do que o Google, e é fundamental que as marcas procurem se posicionar nesse espaço também, assim como manter uma conversa transparente com seus consumidores, a fim de evitar exposeds, como citado na palestra.

Além disso, os criadores de conteúdo escolhidos para alguma ação de uma empresa precisam ter os mesmos valores da marca. Não faz sentido publicidade com creators que não sigam a mesma linha de pensamento e defendam as mesmas causas. Segundo a Edelman, 57% da GenZ acredita que as marcas devem facilitar que vejam quais são seus valores e suas posições sobre assuntos importantes, e por isso a escolha de quem está representando essas marcas é importante para gerar conexão e identificação, e assim uma eventual fidelização por parte desse público.

Luiz Menezes é fundador da consultoria Trope