Em meu livro, ‘O grande livro do marketing’, já em sua primeira edição de 1994, anunciava, dentre outras novidades, a 9ª geração do marketing. A geração da Timeless Society. Onde o tempo, gradativamente, ia assumindo a liderança como principal fator de decisão em uma série de situações.

Dizia que a velha e boa moeda que tinha cara, numa face, e coroa, na outra, passava a ter dinheiro numa face, e tempo na outra. E dia após dia a face tempo era a mais importante e crescendo.

E aí todas as decorrências do tsunami tecnológico, e o tempo é, de longe, o mais importante fator de decisão de nossas vidas. Muito especialmente, as decisões de compra.

No livro cito uma pesquisa realizada pelo instituto Hilton Time Value Surveys, décadas atrás, em que 77% dos entrevistados manifestavam o desejo de ter mais tempo para passar com a família, 76% desejavam ter algum tempo livre, 38% consideravam diminuir as horas de sono para ganhar algum tempo, 33% afirmavam que o dia sempre terminava antes do necessário, 29% declaravam-se permanentemente cansados, e 21% não se lembravam da última vez que se divertiram e se sentiram felizes...

Enquanto isso, o hit de Paulinho da Viola do V Festival da MPB de 1969, ‘Sinal fechado’, voltava às paradas de sucesso, e Santo Expedito, o das causas urgentes, alcançava o topo das paradas das preces e devoções.

Mal sabíamos o que vinha pela frente. Muito especialmente agora que o tsunami tecnológico varre para um tapete que vai ficando pelo caminho, o pouco que nos restava de tempo, maximizado e antecipado pela pandemia.

Milhares de lojas de rua fecham suas portas, restaurantes e lanchonetes ou aderem ao delivery ou desistem do negócio, e os prontos atendimentos dos hospitais quase às moscas... Em muitas horas do dia, nenhum
paciente...

E agora, e como comentamos com vocês semanas atrás, a ex-Raia Drogasil de ontem, converte-se em RD-Saúde, passa a resolver ao lado ou próximo da casa das pessoas todos os serviços médicos da chamada assistência primária, e um deslocamento a menos em nossas vidas cada vez mais sedentárias.

Só que, antes da iniciativa da RD, e de outras empresas do território das farmácias, por outras razões, também, no ano de 2022 foi regulado por lei o atendimento médico a distância, que vai se popularizando como
telemedicina.

Antes mesmo da regulação, os números eram mais que eloquentes. De 2020 a 2022, foram 11 milhões de consultas remotas.

Apenas no ano passado, esse número escalou para 33 milhões. E não deverá parar de crescer em todos os próximos anos, mesmo com iniciativas como a da RDSaúde.

Ou seja, amigos, a chamada 9ª geração do marketing, a da Timeless Society, que eclode pra valer na virada do milênio, é hoje o pano de fundo e referência para mais de 80% das decisões.

E o que premonitoriamente dizia em meu livro ‘O grande livro do marketing’, desde a primeira edição, “no futuro, ou cabe no bolso do tempo ou jamais caberá no bolso do dinheiro, por menor que seja o valor”, vai prevalecendo.

Vivemos, na plenitude, neste pós-pandemia, a Timeless Society.

Nossas decisões, quase todas, e antes de considerar se temos dinheiro para pagar, considera se, ou enquadra-se no tempo disponível, ou, excepcionalmente, se teremos tempo e paciência para esperar.

Hoje, mais que nunca, “quem espera nunca alcança...”.

Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing
fmadia@madiamm.com.br