Não há receita infalível, mas os insights podem ajudar na definição de caminhos para 2021

Na semana passada, ocupando este mesmo espaço, apresentei os 5 primeiros insights relacionados a uma série de encontros virtuais com associados Ampro visando identificar os movimentos realizados até então, em função da pandemia, e vislumbrar a travessia para um novo momento que se apresenta no horizonte ainda nebuloso de 2021.

Mais uma vez, agradeço ao conselheiro da Ampro e membro do comitê de Relações Sustentáveis, Ronaldo Ferreira Júnior, que foi o responsável por fazer o wrap-up desses focus groups, consolidando o que de mais relevante foi discutido, concebendo os 10 insights que estou reproduzindo nesses dois artigos.

Antes de passar para os 5 insights restantes, dou uma breve relembrada nos 5 que apresentei no artigo anterior. Caso não tenha lido, recomendo acessar o site do PROPMARK e fazer uma busca. Vamos lá:

Insight 1: Você ainda tem um negócio?

Insight 2: Cliente bom dá lucro.

Insight 3: “Corte na própria carne”, dê exemplos, inclua você e pessoas próximas nas medidas de ajustes e impacto deste período de crise.

Insight 4: Pare de reagir e seja mais proativo, motive-se a fazer parte da mudança.

Insight 5: Seja transparente com quem está a seu lado. Bem, feito este resumo dos anteriores, vamos aos 5 insights restantes.

Insight 6: Mãos no presente e olhos no futuro. Aja imediatamente para equilibrar receitas e despesas e replaneje tudo até o fim de 2021 (cenário mais real da vacina “vacinada”). Ajuste o seu negócio para a realidade atual, sem bancar estruturas ociosas na esperança de demandas que ainda existem. O momento de travessia exige empresas leves e flexíveis, capazes de chegarem mais saudáveis à outra margem.

Insight 7: Repense tudo. Como as estruturas agora são mais horizontais e colaborativas, é importante entender como agir em rede e agregar valor a outras empresas ou parceiros de mercado. Por isso, esteja aberto para que outras forças possam ajudar a alavancar o seu negócio. Lembre-se de que a competição é cruel, pois só premia um vencedor, já o trabalho colaborativo é rico e produtivo, nele todos ganham. Amplie sua visão a partir da abundância de recursos presentes na diversidade e na inclusão. Um bando de gente igual produz mais do mesmo. Se buscamos o diferente, precisamos tê-lo dentro de nossas organizações.

Insight 8: Transforme sua empresa em um hub de inteligência que sirva a você, a seus clientes e também a seus parceiros, e assuma seu lugar de estrategista. Mesmo nessa fase mais aguda de crise, os clientes compram com gosto boas ideias e execuções que melhorem o negócio deles. Mas não se meta a fazer o que não sabe, competindo com provedores experientes de ferramentas ou tecnologias que já estão prontas e disponíveis no mercado para serem usadas. Use tudo isso! Aproveite o que já existe e cuide para que os seus melhores talentos estejam sempre por perto, no comando.

Insight 9: Prepare sua empresa para a volta dos projetos, eventos ou encontros presenciais. Eles voltarão: primeiro, e com mais força, os que forem realmente necessários e importantes.

Já os eventos híbridos e virtuais, mais acessíveis, econômicos e práticos, continuarão para sempre ocupando um merecido espaço em nosso portfólio de soluções. Então esteja atento aos protocolos, pois eles também vieram para ficar.

Insight 10: Em épocas de vacas magras, há sempre a tentação de abraçar qualquer oportunidade. Cuidado! Esse é o caminho mais curto para o arrependimento. Job entregue tem de ser job pago.

Concorrências com muitos players, propostas especulativas e projetos feitos no risco não combinam com estruturas naturalmente mais enxutas. Foque os esforços de sua agência em fortalecer a relação e os contratos de longa duração com os clientes.

Estes foram os insights obtidos nessa troca com agências. É claro que não há receita infalível para o momento, mas esperamos que ajude na definição de caminhos para 2021.