Como não poderia deixar de ser, a edição desta semana é dedicada ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. O PROPMARK faz uma homenagem especial a dez lideranças femininas do mercado publicitário, com eleição realizada pela Redação, que levou em conta a contribuição de cada uma delas à indústria e destaque em suas áreas de atuação, seja liderando associações, departamentos de marketing de anunciantes, agências ou veículos de comunicação.

As eleitas são: Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura; Heloisa Santana, presidente-executiva da Ampro; Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson; Marcia Esteves, CEO e sócia da Lew’Lara\TBWA; Melissa Vogel, presidente da Kantar Ibope Media; Priscila Stoliar, head de marketing do SBT; Renata Bokel, COO & CSO da WMcCann; Samantha Almeida, diretora de diversidade e inovação da Globo; Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA; e Sophie Schonburg, ECD da Africa.

Com matérias que traçam um perfil de cada uma delas, os textos foram escritos pelas jornalistas do PROPMARK, em um projeto desenhado de mulher para mulher. Em seus depoimentos, elas contam sobre suas trajetórias profissionais, visão sobre o espaço das mulheres no mercado e avaliam o que pode ser melhorado.

Dentro de um projeto multiplataforma, as homenageadas também foram entrevistadas pela equipe de reportagem para o PROPCAST. Os episódios dos podcasts poderão ser conferidos no Spotify e nos canais digitais do PROPMARK, ao longo deste mês.

Cada uma com a própria história de vida, em comum essas mulheres reúnem coragem, determinação e maturidade, qualidades que as alçaram aos atuais postos de liderança, além da paixão por pessoas, skill fundamental num mercado em que gente é peça-chave do processo.

“Se eu pudesse definir em poucas palavras minha jornada profissional, diria que ela é pautada na humildade em aprender, em buscar dividir tempo e conhecimento, no amor e compaixão pelas pessoas, no prazer genuíno em desenvolver pessoas, no respeito à diversidade, no relacionamento saudável no ambiente profissional. Sempre tive um interesse genuíno pelas pessoas e, por isso, sempre trabalhei para me desenvolver e também desenvolver meus times”, relata Sandra Martinelli.

Uma boa notícia é que a participação das mulheres no marketing está crescendo. Um estudo da consultoria Spencer Stuart, apresentado no ano passado em um encontro do Clube CMO, iniciativa da Exame com a agência Zmes, apoiada pela ABA, mostrou que as mulheres representam hoje 71% das novas contratações de CMOs e detêm 51% de participação em todo o mercado.

Também nesta edição, reportagem mostra como elas dominam o mercado de PR. Na contramão de outros setores da comunicação, o mercado de public relations, ou relações públicas, é dominado por profissionais do sexo feminino. Empresárias e sócias, CEOs e outras executivas desde o nível de gerência predominam nas equipes de agências grandes, médias e pequenas. Profissionais destacam características típicas femininas como empatia e sensibilidade ao lidar com o público como explicação para o fenômeno.

O objetivo é trazer ao longo deste mês reportagens com temas de interesse sobre os desafios e as oportunidades que as profissionais podem encontrar no mercado de comunicação, além de perfis de personagens do sexo feminino.

Nesta semana, por exemplo, Marluce Rosado, criadora da Antonina Contemporânea, marca de semijoias e acessórios de produtos brasileiros e autorais, conta sobre a sua trajetória como empreendedora e influencer da própria empresa. Mas vem muito mais por aí! Não deixe de acompanhar. E feliz Dia das Mulheres para todes, afinal, o processo de evolução delas é fundamental para o equilíbrio de um mercado mais sustentável, saudável, diverso e inclusivo.

Armando Ferrentini é publisher do PROPMARK