Cada vez mais o varejo físico disputa a preferência do consumidor com o varejo online. Práticos, rápidos e cômodos, os e-commerces, as plataformas de pedidos - como iFood, Lojas Americanas, Shoppe - e as redes sociais têm a grande força nas vendas atuais e estão entre os queridinhos dos brasileiros.

Nessa evolução, comportamento e tecnologia andam de mãos dadas e, impreterivelmente, as plataformas de compras precisam se adequar às inovações para satisfazer o Shopper, seja no atendimento mais ágil e personalizado, na segmentação do público-alvo por alertas pop-up, no alto nível de dados dos produtos e serviços.

Outros fatores importantes também têm sido decisivos nessa estratégia de “atração”, como a facilidade de disseminação de promoções e novidades rapidamente, agilidade no pagamento, cupons de desconto e não menos importante: o conforto e a comodidade para comprar e receber mercadorias. E várias delas se propagam em meios de comunicação diferentes do online, como em TVs e rádios, o que fortalece ainda mais a lembrança do consumidor sobre determinado produto ou serviço.

Mas diante do atual cenário pós-pandemia, qual o grande desafio que as lojas físicas agora carregam em relação ao bem-estar do cliente?

- É necessário repensar o layout da loja. Esta é uma alternativa imperativa para reter atenção, encantar e engajar compras presenciais.

E assim o visual merchandising assume o papel de contar histórias, por meio de formas, cores, fotos, indulgências (recheios, pedaços do produto), ilustrações... Uma leitura clara e objetiva da mensagem, em que o ponto-chave é atrair e reter a atenção por meio dos detalhes e elementos do ambiente com foco nos sonhos e emoções do Shopper.

A técnica do storytelling, ao ser combinada com o VM, é a grande aliada nas estratégias de comunicação integrada. E interatividade é a palavra da vez; ela possibilita as pessoas de se conectarem ainda mais com as marcas. Por meio da interação, uma marca, um produto ou serviço conta com essa poderosa ferramenta para alcançar os consumidores, no momento correto, e de uma forma mais assertiva.

A combinação e utilização de telas digitais, painéis de LED e totens interativos também aumentam as oportunidades de comunicação e relacionamento de uma forma mais promissora e interessante com o cliente no PDV, se comparados com as tradicionais mídias impressas e analógicas.

Colocar o VM em prática é chamar a atenção por meio do apelo visual, fundamental em um espaço tridimensional em que há a possibilidade de experimentação, confirmar o desejo e poder levar instantaneamente o produto em um ambiente exclusivo e único. O mercado do consumo evoluiu, é sobre ter uma estratégia de atração e engajamento com valor, em que as promessas feitas pela comunicação se concretizam.

Mayara Daddio, assistente de arte da GS