Sondagem mostra também que 86% das agências indicaram aumento ou manutenção de faturamento sobre 2021

As expectativas das agências, para os seus negócios e o setor de publicidade, seguem positivas em sua maioria, segundo indica a última edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Sistema Sinapro/Fenapro, junto a 291 agências de 19 estados e do Distrito Federal.

Os dados, colhidos entre setembro e outubro, mostram que a receita da maioria das agências seguiu em crescimento no primeiro semestre deste ano, comparadas ao mesmo período de 2021, e a perspectiva é de seguir em crescimento.

Importante termômetro dos negócios e da gestão das agências, a pesquisa mostra que, do ponto de vista financeiro, houve uma melhoria do cenário na maioria dos casos, pois 85% mantiveram ou aumentaram seu faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

Neste primeiro semestre de 2022, 51% das empresas aumentaram sua receita em comparação com o mesmo período de 2021. Do total das empresas entrevistadas, 18% cresceram mais de 30%; 25% cresceram entre 10% e 30%, e 8% cresceram acima de 50%, enquanto igual percentual registrou crescimento inferior a 10%. 34% das agências apontaram estabilidade de receita, e 14%, perda, sendo que 9,5% delas registraram perdas inferiores a 30% e 4,5%, perdas superiores a 30%.

O índice de empresas que apontaram perspectiva de melhora como boa ou muito boa foi de 68%, quatro pontos percentuais a mais que na última sondagem da VanPro. O índice daquelas que apontaram previsão estável diminuiu de 27% para 24%, e as que sinalizaram as perspectivas como ruins ou de interrupção de atividades diminuíram de 7% para 4%, enquanto 4% não conseguiram prever a perspectiva, em comparação a 1% anteriormente.

Queiroz: mercado publicitário mostra retomada da receita, quesito que foi bastante afetado durante o período da pandemia (Divulgação)

“Esta nova pesquisa VanPro do sistema Sinapro/Fenapro mostra um avanço do mercado, especialmente no que diz respeito à retomada de uma maior receita pela maioria das agências, quesito que foi bastante afetado durante a pandemia. E as expectativas das agências para o futuro parecem ter atingido uma estabilidade, com aproximadamente dois terços delas apontando um cenário otimista”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.

Perfil
O perfil predominante dos participantes da pesquisa VanPro é similar ao das sondagens anteriores. A maioria dos respondentes foi de agências full-service (96%), com equipes de até 20 pessoas (62%). A maioria tem mais de 20 anos de existência (39%) ou entre 11 e 20 anos (35%). E 95% são associadas ao Sinapro de seu estado, com 74% certificadas pelo Cenp.

Já a receita anual das empresas participantes desta pesquisa reflete bem o que é, na prática, o mercado nacional de agências. O maior número é de agências com até R$ 1 milhão de receita, representando cerca de 42% das empresas.

Aproximadamente 26% têm receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 11%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões; e 12%, de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões representaram pouco mais de 8% dos respondentes. No que se refere ao formato de trabalho, 58% das agências reportaram estarem trabalhando no formato híbrido, 25% em formato presencial e 17% em trabalho remoto.

(Crédito: Mufid Majnun on Unsplash)