A Snack, rede multiplataforma brasileira de social vídeo, divulgou o ranking dos dez canais infantis mais vistos e os dez mais influentes do YouTube Brasil.

A avaliação foi feita com base em canais que se tagueiam como infantis. O primeiro lugar no ranking dos mais vistos ficou com o canal Galinha Pintadinha, cujo primeiro vídeo viralizou por acaso. Dentre os mais influentes destaca-se o de Felipe Neto.

A pesquisa foi realizada em outubro pela Snack Intelligence, área de tendência da empresa. A área é responsável por pesquisas, monitoramento e análises do mercado de audiovisual digital, em plataformas como YouTube, Facebook, Vine e Instagram, a partir de métricas de engajamento, views, número de inscritos, frequência de publicação, atividade do canal, entre outros itens, a partir do software Tubular Labs.

O ranking dos mais assistidos foi baseado no número de visualizações de cada canal. Já o dos mais influentes (Influencer Score – IS) levou em consideração o alcance, a frequência de postagem e a capacidade de influenciar a audiência. É uma fórmula que analisa 10 diferentes métricas.

O primeiro lugar no ranking dos mais vistos ficou com o canal Galinha Pintadinha, com 9,8 bilhões de visualizações, seguido do canal da Turma da Mônica com 7,1 bi de visualizações, e do Rezendeevil (6,9 bi).

Já o ranking dos mais influentes é liderado pelo canal do Felipe Neto com 1042 IS (Influencer Score). O segundo lugar ficou com Lucas Neto com 959 IS e o terceiro com resendeevil (947 IS).

demaerre/iStock

“É importante notar que na lista de mais vistos e na lista de mais influentes tem alguns nomes coincidentes, mas não na mesma posição. Ou seja, a influência não é uma razão direta do número de visualizações”, analisa Vitor Knijnik, um dos publicitários que fundaram a plataforma, ao lado Nelson Botega.

Confira abaixo os dois rankings, de mais assistidos e mais influentes.