Apesar de não atuarem diretamente na indústria automotivo, três marcas estão se destacando entre as demais por sua ligação com o segmento como estratégia de marketing. De acordo com reportagem do BrandRepublic, Redbull, Vodafone e Santander são as que mais apresentam êxito em sua exploração do esporte a motor.
A Red Bull já se tornou, indiretamente, um player do setor. Apesar de motores e engrenagens estarem longe de seu core business, ela é atualmente o grande nome da principal categoria do automobilismo mundial, com a equipe de Fórmula 1 Red Bull Racing, atual tricampeã de construtores e pilotos – com o alemão Sebastian Vettel.
Já Vodafone e Santander destacam-se, principalmente, pela exposição de suas marcas nos torneios – especialmente na própria Fórmula 1. A Vodafone é a principal patrocinadora da equipe McLaren Mercedes, enquanto o Santander, que já patrocinou o time inglês, hoje faz dobradinha com a italiana Ferrari.
Segundo a publicação, apenas no GP de Silverstone deste ano, disputado em junho, mais de 294 mil pessoas acompanharam o evento no local, número que supera a marca dos milhões se consideradas as transmissões televisivas. A matéria destaca ainda o benefício da prática ao esporte, já que, especialmente nesse esporte, os valores oriundos de patrocínios são os principais para manter saudável as finanças das equipes.
De acordo com Tom Webb, diretor de comunicação da equipe Caterham de F1, “sem patrocínio, como esses que a Fórmula 1 recebe há cerca de 50 anos, o esporte provavelmente sequer existiria hoje”. Andreas Sigl, diretor global de F1 da Infiniti – marca de luxo pertencente à Nissan e parceira da Red Bull Racing –, enfatiza que a equipe tem utilizado seu patrocínio para uma exposição massificada. “Eles viram essa estratégia como uma forma eficaz de ganhar uma enorme exposição global de sua marca”.