Prêmio/Colunistas

 

Foto: Alê Oliveira/Divulgação

Mais tradicional premiação da propaganda brasileira, o Prêmio Colunistas, da Editora Referência, elegeu a AlmapBBDO como Agência do Ano. Marcelo Reis, copresidente da Leo Burnett Tailor Made, é o Profissional de Propaganda do Ano. Antônio Freitas, da Master, de Curitiba, foi eleito o Publicitário do Ano.A Coca-Cola foi escolhida como aAnunciante do Ano. O Veículo Eletrônico do Ano é a GloboNews e o Veículo Impresso é O Estado de S. Paulo. A Empresa de Mídia Exterior do Ano é o Clear Channel. A Empresa de Marketing Promocional do Ano é a Ampla. O Profissional de Marketing Promocional do Ano é Duda Magalhães, da Dream Factory. O Cliente de Promo do Ano é a Net.

Os jurados concederam dois Destaques do Ano. Um deles foi para Glaucio Binder pelo porseu trabalho à frente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e o outro foi uma homenagem póstuma a Daniel Dotoli pelo seu trabalho como jornalista especializado em publicidade e marketing. Foram premiadaspremiados 60 trabalhos de 34 empresas que se inscreveram nas diversas regionais do Prêmio Colunistas 2015.

O júri foi composto por Adonis Alonso, Alexis Pagliarini, Ana Paula Jung, Antoninho Rossini, Armando Ferrentini, Celio Ashcar Junior, Dorinho Bastos, Fabio Seidl, Fernando Vasconcelos, Gustavo Bastos, João Daniel Tikhomiroff, Julio Pimentel, Marcio Ehrlich, Nelson Cadena e Paulo Macedo.

Manifesto Senna, da Ogilvy Brasil para Allianz, ganhou GP de Filme. Guerra ao Drugo, da AlmapBBDO para Instituto Igarapé/Global Comission, ficou com GP de Técnica.Você Perdeu, da Ampla para TV Globo Recife, ganhou GP de Case de Promo. Show de Lançamento da Linha de Caminhões Volvo, da Help Conceitual para Volvo Trucks/Nova Linha de Caminhões Volvo conquistou GP de  Evento de Promo. O Maior Banheiro do Mundo, da Mullen Lowe Brasil para Unilever/Vim, ficou com GP de Ação Promocional. Vizinho Rockstar, da Leo Burnett Tailor Made para Guitar Player, ganhou GP de Marketing Direto. He for She, da Globosat Programadora para GNT, conquistou o GP de Mídias Integradas. Aula de Rock, da Master para 91 Rock.com.br, levou GP de Rádio. Manchas, da Revolution Brasil para Espumil.

Juntascontravazamentos, da Leo Burnett Tailor Made para Procter & Gamble, ficou com GP de Digital. Uma história de muitas histórias, da Matriz para Câmara Rio-grandense do Livro, conquistou o GP de Design. Coke Pop Culture Placement, da J. Walter Thompson para Coca-Cola, foi contemplada com GP de Mídia.

Foram premiadas as seguintes empresas: 11:21 Simplicidade Criativa, Agência Pepper, AlmapBBDO, Ampla, Binder, BrainBox, Canja, Caza, Centro, DM9DDB, Dream Factory, Fox Sports, Globosat Programadora, Guts and Films, Help Conceitual, J. Walter Thompson, Jamute, Leo Burnett Tailor Made, Loducca, Maria São Paulo, Master, Matriz, Mirum, Mullen Lowe, NBS, Ogilvy Brasil, PS10, Publicis Brasil, Revolution Brasil, Santo de Casa, Studio Nova Onda Som e Imagem, Tuppi e Visorama.

 

Marcelo Reis

Marcelo Reis, 42 anos, copresidente da Leo Burnett TailorMade é um dos principais profissionais de criação do mercado brasileiro. Na Leo Burnett TailorMadeagência há 5 anos, tem sido responsável pela direção de trabalhos como “Wi-Fi Salva Vidas” (Fiat), “Vem Pra Rua” (Fiat), campanha de lançamento de Jeep Renegade no Brasil; “O Enterro do Bentley” (ABTO), “Meu Sangue é Rubro-Negro” (Vitória/Hemoba), entre outros. Reconhecido pelo Advertising Age um dos seis diretores de criação mais premiados do mundo em 2013, o mineiro, de Belo Horizonte, mudou-se para São Paulo em 1999 e poucos meses depois foi escolhido como Young Creative no Festival de Cannes, no mesmo ano. Trabalhou em grandes agências, como W/Brasil, DM9DDB, Loducca, Y&R e Lew’LaraTBWA. Em 2008, tornou-se Diretor de Criação da DM9DDB e participou ativamente da conquista do prêmio de Agência do Ano do Festival de Cannes 2009. No fim de 2010, associou-se à TailorMade, e, em 2011, se juntou à Leo Burnett, quando esta passou a adotar o TailorMade. Desde então tem colocado a agência entre as mais premiadas do mercado, sendo apontado pela Pesquisa de 2014 do Grupo Consultores, entre os top 10 profissionais mais destacados pelo seu trabalho (ocupando o 4º lugar).

 

 

Antonio Freitas

Formado em Direito pela PUCPR, fez mestrado em Gerência de Comunicação na Universidade do Sul da CaliforniaCalifórnia, Los Angeles. Foi um dos fundadores do CENP – Conselho Executivo das Normas Padrão, foi por duas vezes presidente da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, e’ évicepresidente da ABAP – Associação Brasileira das Agências de Propaganda.  Atua no mercado brasileiro há 35 anos, tendo fundado a Master em 1989.Durante estes 27 anos, formou equipes compostas por profissionais que se tornaram referência no mercado brasileiro e internacional, criando campanhas memoráveis e premiadas em todos os mais importantes festivais do país e do mundo.

Ampla

A Ampla é uma das maiores empresas de comunicação do Nordeste, com forte atuação em Publicidade, Promocional, Digital e Planejamento. Com 40 anos de atuação, a agência foi fundada por Severino Queiroz, um dos pioneiros da Publicidade Pernambucana. No final de 2015, seu então presidente, Queiroz Filho, liderou a criação da DUCA, holding que reúne as duas maiores agências de publicidade de Pernambuco – Ampla e BG9 –, além de negócios e parcerias na área de inovação e tecnologia. O grupo uniu criatividade, inovação e veia empreendedora para criar o maior negócio da área de publicidade e comunicação do Norte e Nordeste. A ideia do novo negócio é ganhar escala, unindo talentos para oferecer melhores serviços aos clientes, mas também fomentar o mercado local.Com a saída de Queiroz Filho da presidência da agência, Manuel Cavalcanti, antigo VP de Criação, e Aguinaldo Viriato, VP Executivo, assumiram a Presidência da agência pernambucana, em sistema compartilhado. Cristina Queiroz continua na Vice-Presidência, Alessandra Pires passoua a ser a Diretora de Contas e Nilson Samico continua na Direção de Mídia.
A Ampla conta também com uma unidade no Espírito Santo, comandada por Denise Botelho, Diretora Geral, e tendo como principais lideranças, André Muhle como Diretor de Criação e  Marla Oliveira como Gestora de Contas. Atualmente, no total, a Ampla – Pernambuco e Espírito Santo, conta com 160 profissionais. É a agência mais premiada da Região Nordeste, com a conquista de importantes prêmios regionais e nacionais.

Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em cinco segmentos – águas, chás, refrigerantes, néctares e bebidas esportivas – com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Composto por dez grupos parceiros de fabricantes, o Sistema emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Entre 2012 e 2016, a companhia investirá no país R$ 14,1 bilhões, valor 50% superior ao dos cinco anos anteriores. O Sistema Coca-Cola Brasil está empenhado em incentivar iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que opera. Para isso, conta com uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca-Cola, que já impactou a vida de mais de 100 mil pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa.

Rádio Estadão

A Rádio Estadão é uma emissora do Grupo Estado, que apresenta jornalismo e música. Entre 6h00 e 10h00, a rádio é exclusivamente jornalística. Nos demais horários, a programação é mesclada com cobertura jornalística, em tempo real, e música de qualidade, sempre com foco no perfil do ouvinte formador de opinião. O canal é transmitido em FM 92,9, em São Paulo, e também pela rede de emissoras afiliadas em todo o Brasil.

Clear Channel 

A Clear Channel Outdoor Holdings Inc. é uma das maiores empresas de mídia exterior do mundo, com alcance global de 500 milhões de pessoas por mês. Trabalha com os anunciantes para criar campanhas publicitárias inspiradoras, permitindo que marcas se encontrem e criem engajamento com pessoas quando elas estão fora de casa. A empresa tem um portfólio de mais de 760.000 pontos que, atualmente, é composto por 650.000 telas em 28 países na divisão internacional (CCI), que abrange a Ásia, Oceania, Europa e América Latina e 109.000 telas na América do Norte (CCOA), cobrindo 48 dos 50 maiores mercados dos EUA. A Clear Channel Outdoor oferece uma ampla gama de formatos tradicionais e digitais de publicidade em mobiliário urbano, vias, varejo, aeroportos, trânsito e ambientes de lifestyle. Hoje, a plataforma digital tem mais de mil telas na América do Norte e quatro mil em mercados internacionais.

Duda Magalhães

CEO da Dream Factory, Duda Magalhães é formado em administração de empresas pela PUC do Rio de Janeiro com Executive MBA pela UFRJ e sportsSports&eEntertainment mMarketing pela NYU. Acumula 13 anos de experiência profissional em esporte e entretenimento.  Entre as principais ações de que participou estão a JMJ Rio 2013, Maratona do Rio, Corrida da Ponte, Rock in Rio, Sónar, Brasileiro e Mundial de Kitesurf, Carnaval de Rua do Rio, Carnaval de Rua de SP, Soccerex, Árvore da Lagoa, atendendo clientes como Caixa, Bradesco, Itaú, Olympikus, Coca-Cola, Kraft, PepsicoPepsiCo, Ambev, Oi entre outros.

GloboNews

GloboNews é um canal de televisão por assinatura  que transmite uma programação jornalística durante as 24 horas do dia. Entrou no ar  em 15 de outubro de 1996, como integrante daGlobosat, divisão de programação de televisão por assinatura do Grupo Globo. A produção do canal é feita pelaRede Globo. Exibe na sua programação diversos programas jornalísticos e telejornais, como Jornal GloboNews, Jornal das DezGloboNews em Pauta, Estúdio i e Conta Corrente. A GloboNews também reapresenta os programas jornalísticos da Rede Globo, como Fantástico, Jornal da Globo, Bom Dia Brasil, Profissão Repórter, Globo Rural e Globo Repórter. Também possui programas de entrevistas e de variedades como Espaço Aberto, Entre Aspas, Almanaque, GloboNews Painel, Via Brasil e Pelo Mundo. A programação do canal pode ser acompanhada via internet através por meiodo serviço de vídeo sob demanda Globosat Play.

 

NET

 

A NET pertence ao Grupo América Móvil no Brasil. Líder em TV por Assinatura, o grupo detém mais de 10 milhões de clientes desse serviço por meio das marcas NET e Claro HDTV e a maior plataforma de vídeo sob demanda do País – o NOW –, com 500 milhões de vídeos assistidos somente em 2015. Além disso, possui mais de 65 milhões de linhas móveis no país e é líder em acessos de dados móveis, com 55 milhões de usuários.

O Grupo possui a maior rede de fibra óptica do País, com mais de 130 mil Km instalados e um cabo submarino de aproximadamente 18 mil Km, saindo do Rio de Janeiro, passando por Salvador e Fortaleza até chegar aos Estados Unidos.

 

Daniel Milani Dotoli

Jornalista especializado em propaganda e marketing, Trabalhoutrabalhou nas revistas Marketing, Propaganda e no Jornal Propmark ao longo de duas décadas. Era um dos profissionais mais conhecidos e conceituados nos segmentos em que atuava. Esteve nos principais eventos do setor, como o Festival de Cannes, que cobriu por mais de dez anos. Faleceu em janeiro deste ano.