O ano de 2018 é inesquecível para a Propeg. A agência ganhou Leão de Prata em Cannes com o filme “True Colors” e foi eleita a Agência do Ano no Prêmio Colunistas Brasil 2018 – a empresa chegou forte à versão nacional, após obter a melhor pontuação nas regionais e receber, também, os títulos de Agência do Ano no Colunistas Norte-Nordeste e no Colunistas Brasília. “True Colors”, que mostra a relação de um garotinho e seu pai, que fez a transição de gênero, foi criado para o Grupo Gay da Bahia em homenagem ao Dia dos Pais e foi um dos destaques da Propeg na premiação. Originalmente baiana, ela é uma das poucas agências fora do eixo Rio-São Paulo a conquistar essa distinção no Colunistas Brasil.

“Desde quando a Propeg completou 50 anos, em 2015,
estamos investindo em novos talentos e em criatividade. O nosso posicionamento, “We Sell Ideas”, reflete nossa crença. A criatividade continua sendo o grande motor do nosso avião. Ao longo dos últimos anos, buscamos disseminar a cultura da criatividade em todas as nossas unidades. O que colhemos hoje é o resultado deste trabalho de valorização da criatividade e cultura criativa, desenvolvida junto aos nossos clientes. Tivemos cases premiados com clientes de todas as unidades e com trabalhos que foram reconhecidos nacionalmente”, disse Vitor Barros, CEO da Propeg.

 Na opinião do executivo, a agência chegou competitiva ao Colunistas por sua cultura criativa e pelas campanhas relevantes que produziu. “Há 40 anos uma agência fora do eixo Rio-SP não conquista a premiação máxima no Colunistas. Acreditamos que o bom desempenho nas regionais, impulsionado pelo nosso trabalho de cultura criativa junto aos clientes, ajudou a chegarmos competitivos na etapa nacional. Mas, certamente, o que contou a favor foi o nível e a qualidade dos cases finalistas na etapa nacional. Conseguimos produzir campanhas relevantes e competitivas”, destacou ele.

 Entre as peças concorrentes, “Segue o Jogo”, da Lew’LaraTBWA para Nissan, foi a mais premiada, conquistando dois Grandes Prêmios: em Mídia Exterior
e Mídia. Considerada inovadora, a peça interativa acompanhava com a imagem do carro a direção da bola e era refletida nas placas do estádio. 

Os outros GPs de trabalho foram: “A Queda”, em Técnica, animação criada pela WMcCann para o Hospital de Amor; em Digital, “Endless Stories”, da Almap-
BBDO para Getty Images; “Mestre Churrasqueiro”, da J. Walter Thompson para Tramontina, ficou com o GP de Branded Content; “Essa Coca é Fanta”, da David São Paulo para Coca-Cola, ganhou o GP de RP;  e em Promo, o vencedor foi #aculpanãoédosmacacos, da Aktuellmix para a Ponte Preta.

Este ano, o júri não concedeu GP em Filme, mas foram premiados com ouro três cases: “A Queda”, “Endless Stories” e “True Colors”, que também levou ouro em Trilha. Em Técnica, além de “A Queda”, que ganhou o GP; “O Cofre”, da Artplan para Rock in Rio, foi destaque, com a conquista de três ouros: em Direção de Arte, Direção de Filme e Edição de Filme.

PROFISSIONAIS

Os GPs de Publicitário do Ano e Profissional  de Propaganda do Ano ficaram com Hugo  Rodrigues, chairman e CEO da WMcCann; e Alessandra Sadock, diretora de criação da Artplan. Curiosamente, ambos ganharam os mesmos títulos nas versões regionais do prêmio em São Paulo e Rio de Janeiro. Ambas as agências também estiveram entre as mais premiadas do Colunistas Brasil 2018.

Rodrigues falou de paixão e ressaltou também os destaques de seus clientes na premiação. “Chevrolet e Coca-Cola foram reconhecidos como Anunciantes do Ano no Colunistas SP e Brasil, respectivamente. O Hospital de Amor levou dois GPs e um ouro com a campanha ‘A Queda’. Essa, sem dúvida, é nossa maior premiação. Acredito que ser escolhido como Publicitário do Ano no Colunistas Brasil, e em SP, é um reflexo da paixão que eu e todo time WMcCann imprimimos diariamente para trazer resultados aos nossos clientes e fazer com que essas marcas tenham um real significado na vida das pessoas.”

Já Alessandra Sadock afirmou que foi uma grata surpresa ser escolhida pelo júri do Colunistas Brasil. “Foi uma enorme e grata surpresa, se já não esperava ganhar no Rio, imagine saber que os jurados do Colunistas Brasil me escolheram também. Ao mesmo tempo em que aumenta a felicidade, cresce também a responsabilidade e a vontade de acertar mais. Agradeço demais aos jurados de ambos pelo reconhecimento”, falou a diretora de
    criação da Artplan.

Entre as marcas, a Coca-Cola foi escolhida como Anunciante do  Ano no Colunistas Brasil. Já O Globo foi eleito o Veículo Impresso do Ano; e o SporTV, o Veículo Eletrônico.

A Eletromidia foi um caso à parte na premiação – ela foi escolhida a Empresa de Mídia Exterior no Colunistas Brasil, título que também conquistou nas versões São Paulo e Rio de Janeiro.

“A conquista do Prêmio Colunistas Brasil nos motiva a prosseguir com posicionamento que empodera marcas e pessoas, definindo o quê, como e quando consumir. Nessa relação, todos têm potencial para se tornar influenciadores e o out of home é um potente aliado neste sentido. Estamos muito emocionados e contentes com o prêmio, somando-se às conquistas das etapas Rio e São Paulo, que também fomos vitoriosos”, destacou Alexandre Guerrero, sócio e VP comercial da Eletromidia.

O júri presencial, com a participação de criativos e jornalistas, se reuniu no último dia 4 de maio, na ESPM Tech, em São Paulo, e contou com a presença de: Armando Ferrentini (PROPMARK);  Marcio Ehrlich (Janela Publicitária); Rafael Urenha (DPZ&T); Rafael Pitanguy (Y&R);  Erico Braga (Africa); Pedro Vidor (BETC/Havas); Kelly Dores (PROPMARK); Adonis Alonso (Blog do Adonis); Alexis Pagliarini (Fenapro); Dorinho Bastos (PROPMARK); Decio Clemente  e Fernando Vasconcellos.

A votação online, que definiu os finalistas, teve uma participação expressiva, com cerca de 50 nomes do mercado. O Prêmio Colunistas é realizado há 51 anos pelo PROPMARK, em parceria com a Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda).

 

 

Sete vezes Almap em SP

Pela sétima vez, a AlmapBBDO foi eleita a Agência do Ano no Prêmio Colunistas São Paulo – a empresa já conquistou esse título em 2002, 2010, 2014, 2015, 2016, 2017 e, agora, em 2018. Almap, Ogilvy e WMcCann foram as mais premiadas nesta edição, com 86, 57 e 56 pontos, respectivamente. 

“Cada ano é um novo momento para a AlmapBBDO e para o mercado também. Estamos sempre nos desafiando nos festivais, não há edição que se repita. E cada trabalho que colocamos na rua, cada prêmio recebido, é único. Demanda uma dedicação especial. Fora a importância do Prêmio Colunistas e de suas etapas regionais, que revelam as nuances e o potencial da criatividade em diferentes praças. Acompanho o Colunistas desde o início de minha carreira e sinto um carinho muito especial pelo prêmio”, ressaltou Luiz Sanches, chairman e CCO da AlmapBBDO. 

Além de várias medalhas de ouro em diferentes categorias do Colunistas SP, a Almap ganhou o Grand Prix de Digital com o case “Endless Stories”, criado para Getty Images e premiado em vários festivais internacionais, como o Cannes Lions. 

A WMccann, por sua vez, conquistou um dos mais cobiçados Grandes Prêmios,  o GP de Filme, com a linda animação “A Queda”, para o Hospital do Amor, peça premiada em Cannes também. O CEO e chairman da agência, Hugo Rodrigues, foi eleito o Publicitário do Ano, pela ‘virada’ de negócios que promoveu na WMcCann – ele assumiu a agência no fim de 2017. A agência comemorou o triplo reconhecimento do júri, pela conquista também do GP de Anunciante do Ano para Chevrolet, cliente da WMcCann, por suas ousadas campanhas, com posicionamentos políticos inclusive, como o filme #ComoDeveriaSer, e “Trust Drive Cruze”.

“Quando a gente fala que os clientes da WMcCann vêm sempre na frente, que somos obsessivos pelos resultados deles, não é apenas um discurso, é o nosso mantra. E essas conquistas traduzem isso de forma cristalina: vitória como Anunciante do Ano – é o cliente; outra vitória como Grand Prix em Filme – é mais um cliente -; e, aí sim, como consequência, vitórias como Publicitário do Ano no Rio de Janeiro e em São Paulo.  Para nós, essa é a sequência perfeita: clientes na frente, sempre”, destacou Hugo Rodrigues, CEO e chairman da WMcCann.

Já o GP de Profissional do Ano foi para Félix Del Valle, CCO da Ogilvy, que também foi um dos destaques do Colunistas SP com o case “Ricky”, o bilionário corrupto criado para a Forbes. “Historicamente, a Ogilvy sempre prestigiou o Prêmio Colunistas, porque sabemos da sua importância e da sua tradição. Ou seja, é uma grande honra poder subir nesse palco. Pessoalmente, estou orgulhoso em receber pela primeira vez o GP de Profissional do Ano, uma conquista relevante em minha carreira. Agradeço a todos do PROPMARK e um especial obrigado à equipe da Ogilvy, que mais uma vez fez da nossa agência uma das mais premiadas do Colunistas”, disse Del Valle.

O terceiro GP desta edição ficou com a J. Walter Thompson, com “Conto do Mestre Churrasqueiro”, para Tramontina, em Branded Content. “À medida que a propaganda vai ficando mais sofisticada e a comunicação mais complexa, é cada vez mais necessário ter a prova real dos produtos e das marcas que você anuncia. Ganhar um prêmio em Branded Content – uma categoria onde você extrapola a propaganda e entra no comportamento das pessoas em seus momentos de lazer – é uma honra muito grande para a gente porque é o que perseguimos como agência”, falou Ricardo John, CEO e CCO da J. Walter Thompson Brasil.

Outro grande case de destaque foi “Segue o Jogo”, da Lew’LaraTBWA para Nissan, que conquistou o GP de Mídia Exterior, por sua pertinência e criatividade. “‘Segue o Jogo’ foi uma daquelas ideias que dão
   frio na barriga. O cliente adorou logo de cara e, quando perguntou como iríamos fazer o carro seguir a bola em campo ao vivo e em real time, bateu aquele frio na barriga. Essa ideia era muito mais que uma placa de campo, era uma maneira de forçar as câmeras da transmissão e dos fotógrafos a enquadrarem o carro o máximo de tempo possível. Era também um evento de PR e de social, pois ativamos a página da marca com a ação e acionamos as torcidas e os fãs do time com vídeos da ideia. Celebridades como  Luciano Hulk e  Milton Neves postaram  em suas redes sobre a ideia. No final, pesquisamos o resultado e a marca aumentou sua percepção de tecnologia. Ganhar um GP é muito difícil, se compete com muita coisa boa, sempre. Estamos felizes com esse feito e por termos ajudado a Nissan, que foi escolhida o Anunciante do Ano em 2017, a se destacar novamente”, contou Felipe Luchi, sócio e CCO da Lew’LaraTBWA.

GPS DE VEÍCULOS

O GP de Veículo Eletrônico do Ano foi para a TV Globo São Paulo, pelo seu destacado papel e transformações promovidas. A Eletromidia ficou com o GP de Mídia Exterior. E o GP de Mídia Impressa do Ano foi conquistado pelo jornal O Estado de S.Paulo pela sua consistência na cobertura jornalística e inovações trazidas para o mercado publicitário. “Ficamos muito felizes com a conquista do Prêmio Colunistas pela segunda vez consecutiva e, em nome da Eletromidia e de todos os seus mais de 250 colaboradores, agradecemos pelo reconhecimento. Essa é uma premiação muito especial para a indústria da comunicação como um todo, não somente para o mercado de out of home. O Grand Prix para a Eletromidia está atrelado à revolução da mídia OOH que temos promovido, investindo em ativos, na digitalização do inventário, em métricas de aferição de audiência e em pessoas da equipe. Reflete o trabalho sério que temos realizado há muitos anos para que o OOH faça parte da jornada do consumidor”, observou Alexandre Guerrero, sócio e vice-presidente comercial da Eletromidia.

 

PROMO E LIVE

Bicampeã, a Aktuellmix foi o destaque no Prêmio Colunistas  Promo e Live São Paulo 2018, com a conquista do Título de Empresa do Ano. A agência dirigida por Celio Ashcar ganhou ouro com a pertinente campanha #aculpanãoédosmacacos, desenvolvida para a Associação Atlética Ponte Preta. Em parceria com a Secretaria de Sáude do Governo do Estado de São Paulo, o objetivo da ação foi ajudar na prevenção da febre amarela e a conscientizar sobre a inocência dos macacos como papel de transmissor durante o surto. Para isso, os jogadores entraram em campo sem o escudo da Ponte Preta e no lugar estamparam a mensagem “aculpanãoédosmacacos”. A ação teve grande repercussão na mídia.

“Ficamos felizes e honrados com o reconhecimento de um prêmio importante como esse. Ser bicampeã é importante, pois confirma um trabalho criativo e de resultados que estamos construindo nos últimos anos. Uma trajetória consistente e assertiva em comunicação integrada, sempre buscando o melhor para os nossos clientes de forma legítima e transformadora”, disse Ashcar, sócio da Aktuellmix.

Outras agências especializadas premiadas nesta edição do Colunistas Promo foram a The Group, com o case “Mais possibilidades” para LG,  que ganhou bronze; e a Elkis 18 com a ação de realidade aumentada “Lançamennto Belvedere Lorian Boulevard” para a Gafisa, que conquistou prata.