Estação piloto da DTV+ busca testar padrões técnicos e novos formatos de exibição e publicidade

A Globo inaugurou no Rio de Janeiro a primeira estação piloto da DTV+ no Brasil. O projeto tem como objetivo testar a arquitetura e os modelos operacionais da nova geração da televisão aberta, com previsão de implementação comercial a partir de 2026.  

O lançamento ocorre com autorização temporária do Ministério das Comunicações e da Anatel. O sinal da estação piloto cobre parte da Zona Sul e da Barra da Tijuca, acessível via receptores próprios.  

"A TV aberta tem no Brasil uma relevância ímpar. Nós estamos falando de uma plataforma de mídia que domina 60% da audiência domiciliar, levando em consideração todas as telas - celular, tablet e televisores. Com a DTV+, ela passa a se relacionar com cada um dos nossos consumidores de forma personalizada, oferecendo ao mercado publicitário todos os produtos de publicidade típicos das grandes mídias digitais", enfatizou Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Globo e presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.

A iniciativa foi apresentada em cerimônia com presença de representantes do setor público e da indústria. Durante a demonstração, o público teve acesso a exemplos de transmissões interativas por meio do aplicativo DTV+.

Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Globo | Imagem: Globo/Beatriz Damy

As funcionalidades incluíram estatísticas em tempo real, personalização de áudio em eventos ao vivo e menus com recursos como replays sob demanda, enquetes e mosaico de câmeras.  

No campo publicitário, a DTV+ permitirá a inserção de anúncios segmentados com base em localização e perfil do usuário, por meio de login no sistema. A plataforma também testou soluções como a inserção dinâmica de anúncios e distribuição de conteúdo em mídia OOH, inclusive em locais com baixa conectividade.  

Além de promover avanços tecnológicos, o piloto deve servir como base para testes com parceiros e ajustes de mercado. A expectativa é que Rio de Janeiro e São Paulo sejam os primeiros mercados a receber a DTV+ em sua versão comercial, com início previsto para coincidir com a Copa do Mundo de 2026.