Gaming to Business, Business Transformation, Design de produtos, Mercados emergentes, Potência do storytelling, Creative data, Emergência climática, Resistência antirracista, Respeito e diversidade, Urgência da inclusão.

Esses são os 10 campos temáticos e tendências que permearam as categorias e a agenda de conteúdo do Cannes Lions deste ano, segundo webinar da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), o “ABA Cannes Insights”, feito com apoio da curadoria da GoAd.

O material destaca a associação entre criatividade, pós-propósito e tecnologias emergentes, e sinaliza que o festival se preocupou em refletir uma agenda contemporânea e mostrar como empresas podem endereçar os desafios da sociedade.

Entre as palavras-chave apontadas estão creativity, responsability, inclusion, innovation, pandemic, mobile, diversity, politics, purpose, diversity, e-commerce, gaming, transgender e design. Já os macrotemas mapeados apontam tendências transversais nas categorias da premiação: “Compromisso com ESG (Environmental, Social and Governance)”, a “Potência do brand storytelling”, “Gaming e metaverso” e “E-commerce criativo.

Case usado como exemplo do macrotema “Compromisso com ESG (Environmental, Social and Governance)”
Case usado como exemplo do macrotema “Gaming e metaverso”

Dos 10 campos temáticos e tendências que permearam as categorias e a agenda de conteúdo, José Saad Neto, co-curador e head of Insights da GoAd Media, destacou cinco na apresentação:

Potência do storytelling: “O ponto de evolução seria como grandes marcas e agências ganharam maturidade para entender que a potência dessa narrativa e desse conteúdo vem de uma análise prévia de dados, de pesquisas e de insights de comportamento humano que estão disponíveis na rede. Dessa forma as marcas criam projetos empáticos e que se conectam com as demandas das pessoas.”

Wombstories, da AMV BBDO, levou o GP de Titanium

Design de produtos: “Um papel cada vez maior sendo premiado no contexto do festival é a criação de soluções de negócios. E isso reflete um movimento na indústria em que a criação passa sim por uma campanha, mas passa também por um olhar de produtos. Olhando um projeto como esse – primeiro desodorante adaptável do mundo – a gente pensa: como não existia antes? E de que forma o design está muito conectado ao processo de inovação e inclusão nas empresas. A criatividade se volta para problemas que sempre existiram.”

“Degree Inclusive” conquistou o GP de Innovation para a Argentina

Emergência climática: “No guarda-chuva de ESG, que cruzou transversalmente o festival esse ano. As marcas assumiram não só uma responsabilidade maior não só na proposição de soluções, debates e políticas, mas também na provocação da sociedade. E foi exatamente o que o Salla 2032, um dos projetos mais celebrados nesse contexto. É uma contestação, que endereça o tema de forma inovadora nas agendas contemporâneas.”

Criação da Africa para House of Lapland conquistou GP de Entertainment for Sports

Resistência antirracista: “A agenda ganhou contornos muito maduros no contexto das marcas, a partir de vieses e fatos políticos e sociais. Esse projeto materializa muito bem a pauta antirracista. Tapumes que protegeram lojas durante o Black Lives Matter viraram cabines de votação na última campanha presidencial dos Estados Unidos. É um exemplo de ativação ativista com propósito trazendo a causa relevante para um momento cívico.”

Boards of Change foi criado pela FCB para a prefeitura de Chicago

Urgência da inclusão: “Essa agenda ganha força também de forma mais ampla dentro do contexto dos projetos de marcas, com demandas esse ano muito fortes das pessoas transgênero. As urgências dessa comunidade foram tratadas em projetos muito bonitos e que transformam verdadeiramente a vida das pessoas, como o Eu Sou, da VMLY&R para Starbucks. Esse projeto é muito poderoso no contexto de que na loja do Starbucks podemos escolher o nome pelo qual queremos ser chamado.”

Detalhes de análises por categoria e outras informações podem estão no white paper “Cannes Insights 2021”.

A programação também teve bate-papos com profissionais brasileiros. O painel “Por dentro do júri – Os bastidores do trabalho dos jurados e os critérios da premiação” reuniu Gabriela Soares, Head of Strategy da Talent Marcel e jurada em Creative Strategy Lions; Domenico Massareto, CCO da Publicis Brasil e jurado em Social & Influencer Lions; Luciana Haguiara, Diretora Executiva de Criação da MediaMonks e jurada em Digital Craft; e Sergio Gordilho, copresidente da Africa e jurado em Creative Commerce Lions. Já o debate “Por dentro dos Leões – A fórmula do trabalho criativo de marcas celebradas no festival” teve Fernando Taralli, CEO da VMLY&R, e Raquel Scrivano, diretora de Mídia & Shopper da Coca-Cola e diretora da ABA.