Álvaro Rodrigues, presidente da Africa RioA Otima Concessionária de Exploração de Mobiliário Urbano, responsável pela instalação e manutenção dos abrigos de ônibus e tótens da cidade de São Paulo, realizou nesta terça-feira (14) encontro para analisar os melhores trabalhos de mídia exterior apresentado no Cannes Lions 2015.

O presidente da África Rio, Álvaro Rodrigues, jurado brasileiro da competição, foi responsável pela apresentação dos trabalhos. Rodrigues lembrou que, nesta edição, o Brasil conquistou 22 leões, um dos melhores resultados da história do país. A Lew’Lara/TBWA e Ogilvy ficaram com os Leões de ouro. A Lew`Lara também ganhou um de prata. Entre as agências premiadas também estão AlmapBBDO (cinco Leões), Africa (cinco), Wunderman (três), Y&R (um), F.biz (um), FCB (um), Leo Burnett Tailor Made (um), We (um) e F/Nazca S&S (um).

Para ele, os prêmios conquistados demonstram a força e o crescimento da categoria, que tem apresentado trabalhos cada vez mais elaborados. Ele ressaltou que é importante dizer que os critérios de premiação do Cannes Lions é um dos mais rígidos do mundo. “Para se ter uma ideia, os festivais, em geral, têm média de premiação de 15% do que é inscrito. Em Cannes, são 12% e já chegou a 9%, por isso, os premiados têm muito o que comemorar.”

O publicitário lembrou que Outdoor foi a categoria com mais inscrições, foram 5.037, ao todo. “Para chegarmos aos vencedores foi um trabalho bastante intenso para os 18 jurados, que foram divididos em três grupo e cada um deles votou em um terço das peças, para que fosse possível julgar todos os trabalhos, de forma justa e coerente.”

Rodrigues disse que a categoria tem apresentado muitas variações “Ao mesmo tempo que é uma das mais tradicionais, é a que mais apresenta frescor e novidades.” Ele afirmou que os jurados têm que avaliar, ao mesmo tempo um pôster colado na parede e um dirigível altamente tecnológico e tem que julgar os dois em pé de igualdade, mesmo que apresentem produções, execuções e verbas diferentes.

Ele reforçou que todos os trabalhos apresentaram um nível dos bastante elevado, principalmente o GP da Apple, que foi unanimidade pelo conceito da proposta. O outdoor muda a imagem constantemente e mostra fotos de usuários tiradas com o iPhone 6.

Outro ponto levantado por Rodrigues é a importância do presidente do júri, que este ano foi Juan Carlos Ortiz, CEO da DDB Colômbia. Segundo ele, Ortiz deu um direcionamento bastante significativo, já que solicitou que, no meio de tanta inovação e tecnologia, fosse privilegiado os trabalhos mais simples e as peças que nasceram para ser trabalhando especificamente no outdoor.