Um forte quarto trimestre e registro de aumento em digital ajudaram a impulsionar o setor de publicidade out of home no Reino Unido, sobre a marca de £1 bilhão pela primeira vez em 2014.

O Outdoor Media Centre (OMC), associação comercial para os proprietários de mídia exterior, afirmou que as receitas subiram 6,1% no último trimestre do ano, atingindo £300 milhões, enquanto que em relação ao ano como um todo, o crescimento ficou em 3%.

O crescente número de sites digitais agora disponíveis foi um fator importante para este desempenho de acordo com o OMC. O out of home digital representa mais de 28% das receitas totais em 2014.

“O mercado está se beneficiando do investimento em digital, mas também os excessivos níveis de inflação na TV”, disse Mark Craze, presidente do OMC, recentemente nomeado.

A organização listou os 10 melhores anunciantes out of home no último trimestre de 2014, como Asda Store, BSkyB, KFC, O2 UK, Sony Mobile, TalkTalk, TSB Bank, 20th Century Fox, Vodafone and Warner Bros.

O Google também fez uso extensivo de outdoor durante o trimestre, reportou o MediaTel, com campanhas de promoção para Youtube e Android.

As principais categorias de gastos durante o trimestre foram bancário e tecnologia, enquanto varejo também apresentou crescimento significativo. Sobre isso, Craze observou que esta era “claramente um resultado de que a imprensa está perdendo quota de publicidade, já que está se movendo em telas digitais”.

Enquanto outdoor vai bem, as perspectivas para o corpo de comércio é menos certo. No mês passado, JCDecaux, maior proprietário de mídia exterior do Reino Unido, saiu da organização, porque sentiu que não estava recebendo um retorno satisfatório sobre o seu maior investimento.

Naren Patel, ex-presidente do OMC, estava confiante de que a organização tinha futuro. “[JCDecaux] pode ser um grande jogador, mas eles são apenas uma voz”, afirmou.

“Você tem que olhar para as organizações como Thinkbox (TV) e Newsworks (jornais)”, acrescentou. “Estes são organismos de comércio que estão fazendo um grande trabalho e acreditamos existir um grande corpo de comércio que ajuda o setor a crescer”, conclui.

*Com informações do Warc