O segmento de alimentação fora de casa tem sido um grande filão para as redes de restaurante na América Latina, sobretudo, no Brasil, que lidera o ranking. De olho no segmento, a norte-americana P.F Chang’s, especializada na gastronomia asiática, aposta em um conceito já consagrado por cadeias como Outback e Applebees de oferecer ambiente e atendimento premium, com preços acessíveis.

A companhia acaba de inaugurar em São Paulo sua quarta loja no Brasil, a primeira das 288 no mundo com seu novo posicionamento. A unidade tem cozinha aberta para que os consumidores acompanhem o preparo de sua refeição, além de um painel de street art feito em grafite. Toda a atmosfera que mistura sofisticação com referências à cultura pop asiática contrasta com o cardápio, que traz opções a partir de R$ 47 com direito a entrada, prato principal e acompanhamento.

 

Manuela Scarpa/ Brasil News

Genaro Pérez,VP de marketing global da marca, explica a proposta e a razão de o Brasil ter sido escolhido para encabeçar o novo projeto. “Esse restaurante é único. Não há nenhuma outra loja igual. Imaginamos que o Brasil seria o lugar perfeito para inaugurar o nosso mais novo conceito, mais urbano e contemporâneo. Temos grandes expectativas porque o brasileiro é muito exigente e com gosto apurado”.

A companhia tem presença no Brasil por meio de parceria com o Alsea, grupo mexicano que opera diversas cadeias de restaurantes nas Américas e Espanha, como Burger King, Domino’s Pizza, Starbucks, Cheesecake Factory, entre outras. No mercado nacional, o grupo aposta suas fichas no P.F Chang’s, principalmente diante das oportunidades no segmento de casual dining.

Segundo a pesquisa global “O que há em nossa comida e em nossa mente?”, da Nielsen, 51% dos brasileiros se alimentam fora de casa mais de uma ou duas vezes por semana, enquanto a média na América Latina é de 41%. No almoço, esta porcentagem chega a 72% frente aos 63% no mundo.

“Queremos que os consumidores venham com frequência. O nosso preço é justo porque não nos interessa sermos vistos como um lugar para ocasiões especiais. Queremos ser lembrados como um restaurante para todos os dias”, explica Pérez.

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Para apresentar a rede aos consumidores, a rede acaba de contratar a agência Memo, que tem coordenado principalmente ações no digital. A primeira campanha da companhia foi para marcar o Ano Novo Chinês, celebrado no dia 28 de janeiro, e trouxe o masterchef Leo Young como garoto propaganda. 

Com o conceito “Compartilhe seus desejos”, a campanha teve desdobramentos nas três unidades em São Paulo, que promoveram experiências aos consumidores. A ideia é que os clientes pudessem escrever seus desejos de prosperidade, felicidade, saúde, riqueza e bênçãos para o ano do Galo.

A próxima ação publicitária da companhia terá cunho mais institucional, ressaltando os quatro elementos que tornam a rede única, como explica Pérez. “Será uma campanha que vai nos ajudar a espalhar a mensagem de quais elementos são nossos alicerces. O wok (onde o alimento é feito), o frescor, herança (da cultura asiática) e resgate ao movimento handmade (artesanal)”, finaliza o executivo.