Mais uma marca está sofrendo ataques na internet por causa de uma campanha publicitária. Depois do caso mais recente da Itaipava, que foi “trollada” e acusada de machismo e falta de criatividade no Twitter, é a vez do analgésico Novalfem sentir a reação espontânea dos consumidores mais críticos. Inclusive, diante da polêmica repercussão, o laboratório Sanofi, dono da marca, decidiu “reavaliar” o trabalho. Segundo uma fonte do propmark próxima ao anunciante, estuda-se até mesmo suspender a veiculação da campanha. Leia mais aqui.
Com a ideia de transmitir a mensagem de que o analgésico pode acabar com desconfortos das mulheres por cólicas menstruais, dores de cabeça e enxaquecas, a ação criada pela agência Publicis chamou a celebridade Preta Gil para estrelar um videoclipe intitulado #SemMimimi.
https://www.youtube.com/watch?v=jzFQfo9ywYg
O conceito da campanha foi incentivado por uma pesquisa encomendada pela Sanofi a uma empresa do Ibope Inteligência, que diz que 75% das mulheres deixam de cumprir obrigações e 58% abrem mão de algo que gostam devido às dores combatidas pelo remédio. A abordagem do #SemMimimi, no entanto, gerou polêmica e a Publicis já até publicou um comunicado em suas redes sociais para se explicar.
Vale reproduzir a análise do professor de Ciências Sociais e do Consumo da ESPM, Fabio Mariano, que falou ao propmark quando a aconteceu o caso com a Itaipava há menos de um mês: “As empresas estão aprendendo com a dor. O mercado, em geral, está um passo atrás das grandes transformações que estão acontecendo na sociedade e nunca essas mudanças ocorreram em um período tão curto de tempo. A voz dos formadores de opinião, hoje, não é mais uma voz, é um grito. Mesmo que seja uma minoria, dez pessoas que sejam, têm o poder de gerar polêmica e isso ganha força”.