O Outubro Rosa é mundialmente conhecido pela luta contra o câncer de mama e ações em prol da campanha com repercussões positivas na mídia. De olho nessas oportunidades, empresas e marcas embarcaram no investimento de campanhas temáticas, que promovem sua imagem social e também geram lucros diretos e indiretos. O laço cor de rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama nos Estados Unidos, ainda no início da década de 90. A ideia foi promovida pela fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o laço para todas as participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York.
Desde então, o movimento Outubro Rosa ganhou força no país, que já tinha algumas ações isoladas referentes ao câncer de mama e também ao estímulo para a realização da mamografia no mês de outubro. Depois de muitas manifestações, o Congresso Americano o aprovou como mês nacional de prevenção do câncer de mama.
A força do movimento ganhou ações especiais como iluminar monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, atingindo a população com uma referência visual. Logo a campanha atingiu o mundo, disseminando essas ações motivacionais. No Brasil, a primeira iniciativa aconteceu em 2002 no monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. A ação foi liderada por um grupo de mulheres simpatizantes da causa com o apoio de uma marca de cosméticos europeia.
Em 2014, diversas empresas espalhadas pelo Brasil estão empenhadas em divulgar o Outubro Rosa associado aos seus produtos. A marca de cosméticos Mahogany, por exemplo, destinará para o projeto “De bem com você – a beleza contra o câncer”, 1% das vendas de outubro dos produtos das linhas de rosas.
A campanha “Rosas de Outubro 2014” traz como embaixadora Deborah Viana, blogueira famosa por expor em seu blog sua luta contra o câncer. “Inserimos oficialmente em nosso calendário a campanha ‘Rosas de Outubro’ e esperamos aumentar a arrecadação em pelo menos 10% em relação ao ano passado”, afirma Brian Drummond, gerente de marketing do Laboratório Sklean, empresa detentora da Mahogany.
No ar
Na companhia aérea Gol, duas das aeronaves estão com as fuselagens estampadas com a fita rosa. Além disso, durante todo o mês, os comissários de bordo estão transmitindo mensagens de apoio à causa. A revista da companhia também foi excepcionalmente alterada da cor laranja para a cor rosa. Internamente, no próximo dia 15, os colaboradores que não usam uniformes serão convidados a vestirem roupas cor de rosa e tirarem fotos em um cenário especial.
Já o Walmart.com pretende impactar mais de 15 milhões de pessoas com as ações que preparou para a data. Em parceria com a J. Chermaan, a estilista Júlia Chermaan desenvolveu uma linha de camisetas femininas exclusivas com o tema “Love my Life”, estampadas nas cores rosa e cinza. Além de comercializar as camisetas, o site também será o canal de vendas das “Pulseiras do bem – Pense Rosa”, desenvolvidas pela ONG Orientavida, um dos nomes mais significativos do movimento. Todo o lucro adquirido com a venda das camisetas e das pulseiras será revertido para a organização. Os consumidores que realizarem compras pelo site também irão receber os produtos em novas embalagens, todas em cor de rosa. Um hotsite lançado com conteúdos informativos e o vídeo “In Her Shoes”, criado pela Canadian Breast Cancer Foundation, falam sobre a superação da doença.
“Usamos a força da nossa marca, mixando arte e moda, para levar a mensagem desta campanha de forma criativa. Vamos impactar nosso público com o alerta do câncer durante toda sua experiência de compra, desde a navegação no nosso site até a entrega em embalagens rosas”, explica Cláudia Woods, diretora de Marketing do Walmart.com no Brasil. Na cidade de São Paulo, diversos monumentos serão iluminados na cor rosa durante este mês. A iniciativa é do Departamento de Iluminação Pública (llume) e foram escolhidos o Viaduto do Chá; Monumento às Bandeiras; Biblioteca Mário de Andrade; Ponte das Bandeiras; Ponte Padre Adelino (Estaiada do Tatuapé) e Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada).