Quase metade dos adolescentes americanos usa as mídias sociais todos os dias, mas ouvir música e assistir televisão são as atividades preferidas. Os dados são da pesquisa ‘Common Sense Media Census’ sobre o uso de mídia por jovens e adolescentes, que foi promovida pela ONG Common Sense Media, dedicada a capacitar crianças para o uso de mídia e tecnologia.
Foram entrevistados 2.600 jovens e constatou-se que apenas 36% usam ‘muito’ as redes sociais. Em comparação, no entanto, 73% gostam de ouvir música e 45% de assistir TV.
“Alguns resultados suportam a sabedoria convencional sobre como e quanto os nossos filhos vão usar a mídia”, disse Yalda T. Uhls, executiva da Common Sense Media e especialista no desenvolvimento infantil. “Outras descobertas devem ajudar os anunciantes a repensarem suas suposições sobre a vida das crianças”.
O relatório destacou a fragmentação das preferências de mídia, observando que nenhuma atividade era a preferida da maioria em qualquer faixa etária. Assim, por exemplo, jogar videogame ficou no topo da lista de atividades de mídia entre os pré-adolescentes, mas, ainda assim, é a favorita para menos de um quarto (22%). Ler foi considerada por 16% como a atividade preferida para esse público, ficando à frente da TV (13%), música (10%) e assistir vídeos online (10%). Essas atividades também superaram jogar em celular, destacado por 8%.
Os adolescentes, por sua vez, apontaram que ouvir música é a atividade favorita para 30%, seguida por videogame (15%), leitura (10%), uso de mídias sociais (10%) e assistir TV (9%).
“Podemos concluir, por exemplo, que, dadas estas conclusões, a verdadeira razão para o consumo de mídia social não é um desejo de compartilhar, mas uma necessidade para fazer conexões em um mundo completo e, muitas vezes, desconcertante”, disse Yalda.
Com informações do Warc