Expandir a atuação pela América Latina, aumentar a participação no Brasil e eliminar um concorrente. Estes são três dos benefícios da Overture Services, do grupo Yahoo!, ao adquirir a marca TeRespondo, por valores não divulgados.
Atuantes no segmento de links patrocinados, as duas empresas operavam no Brasil como concorrentes. “Não vamos mais trabalhar com a marca TeRespondo, que será mantida de forma low profile apenas o tempo necessário para a migração completa dos anunciantes e parceiros para nossas operações”, diz o diretor de marketing da Overture Brasil, Agenor de Castro.
Com a aquisição, a rede de distribuição online da Overture passa a contar com MSN Brasil, UOL, iG e Buscapé. Antes as bandeiras mais fortes eram o próprio Yahoo!, Cadê?, BondFaro, iBest e Globo.com. “No Brasil passamos a operar com mais de 70 marcas entre portais e sites e esperamos crescer 300% este ano”, diz Castro, sem divulgar números.
Fundada há sete anos nos Estados Unidos e com mais de 100 mil anunciantes em todo o mundo, a Overture Services não atuava na Argentina e no México como a TeRespondo. E chegou ao Brasil em outubro de 2004, quase três anos depois da empresa que acaba de adquirir. “A TeRespondo educou o mercado nessa região, tornou nosso segmento respeitado e conquistou uma carteira de anunciantes e parceiros interessantes com os quais vamos trabalhar agora”, salienta Castro. Mas, segundo ele, ainda há muito a ser explorado neste segmento. “Enquanto nos Estados Unidos os links patrocinados representam 40% da publicidade online, no Brasil não chegam a 15%”, explica. Uma das estratégias é convencer o mercado de que os links patrocinados deveriam ter mais espaço nos planejamentos convencionais de mídia. “Apenas 5% dos nossos anunciantes vêm por intermédio das agências. Os 95% restantes são negociados diretamente com as empresas, sendo 5% com grandes anunciantes e 90% com pequenos e médios”, diz. Uma campanha publicitária criada pela Milk Comunicação Integral comunica a aquisição da TeRespondo e fortalece a imagem da Overture no mercado.
Rita Elisa