Criada pela Repense, a peça tem como tema 'Sou livre da escravidão' e conta com uma estratégia 360 de divulgação
A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) lançou uma campanha que tem como objetivo conscientizar e combater o trabalho análogo a escravidão no estado do Pará, com foco na região de Marabá, Itupiranga e Ulianópolis.
Com o tema 'Sou livre da escravidão', a campanha criada pela Repense também visa a incentivar o uso de canais oficiais de denúncia, como o Disque 100, serviço disponibilizado pelo Ministério de Direitos Humanos e Cidadania.
O filme de 30", concebido para TV aberta e veiculação no digital, aborda funções específicas de trabalhadores rurais, que muitas vezes vivem condições de trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívidas e condições degradantes.
"A campanha 'Sou livre da escravidão' tem o objetivo de conscientizar trabalhadores e trabalhadoras rurais sobre seus direitos. O Pará tem um desafio grande em relação ao desmatamento e o governo tem feito todos os esforços para combater o desmatamento ilegal e zerá-lo até a COP-30. A campanha é um convite a todas as pessoas e atores interessados a igualmente se comprometer com a promoção do trabalho decente nas fazendas de pecuária do estado e ter uma cadeia produtiva livre não somente do desmatamento, mas também do trabalho escravo", afirmou Irina Bacci, diretora técnica do programa no Brasil.
Além do filme, a campanha abrange spots de rádio, mídia OOH e diversos materiais impressos e digitais, todos elaborados a partir de entrevistas com trabalhadores rurais.
Para amplificar o debate, a comunicação foi lançada oficialmente em uma coletiva de imprensa com a presença da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH), do Ministério Público do Trabalho e da Clínica de Combate ao Trabalho Escravo e do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além disso, outras organizações também participaram da coletiva, incluindo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e SODIREITOS, com atuação na região.
A campanha é financiada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos como parte das ações da PADF no Pará.