Para contribuir para minimizar o problema da falta de água potável que afeta mais de um bilhão de pessoas no mundo e mais de 17% da população brasileira, a P&G anunciou o lançamento do P&G Sachet. O produto, que é apresentado em um sachê de 4 gramas, é capaz de transformar 10 litros de água contaminada em 10 litros de água potável, livre de resíduos sólidos e impurezas. A novidade, que atende às normas da Organização Mundial de Saúde e tem validade de dois anos no Brasil, foi apresentada semana passada em evento realizado, em São Paulo, que contou com a presença do apresentador Rodrigo Faro, garoto-propaganda da companhia.
Desenvolvido por cientistas da P&G, no Reino Unido, em parceria com o Centro de Controles de Doenças dos Estados Unidos, o Sachet conta com uma tecnologia exclusiva da companhia, é de fácil manuseio, estocagem e utilização. O produto, que não será comercializado faz parte da principal ação de responsabilidade social da P&G, o programa “Água Pura Para Crianças”.
Segundo Alberto Carvalho, presidente da companhia no Brasil, a P&G tem como missão melhorar a vida das pessoas hoje e para as gerações futuras e para nós é inaceitável ver crianças e adultos sofrendo com a falta de água potável. “Por isso, atuamos em todo o mundo com o programa e nosso produto exclusivo, o P&G Sachet, que será distribuído para quem sofre com esse problema”, afirmou
Em todo o mundo, o programa já entregou mais de 7,8 bilhões litros de água purificada, o que significa que mais de um litro de água limpa foi doada para cada habitante do planeta.
De acordo com Allison Tummon Kamphuis, diretora global do projeto, “a P&G tem como compromisso a conscientização sobre a crise mundial de água e, até 2020, nossa meta é salvar uma vida a cada hora, com a distribuição de 200 milhões de sachês, o equivalente a dois bilhões de litros de água pura por ano”,.
Até agora, segundo a companhia, foram investidos mais de US$ 50 milhões neste projeto No Brasil, o “Água Pura Para Crianças” será desenvolvido inicialmente no Vale do Jequitinhonha. No primeiro ano, serão importados 1,8 milhão de sachês que serão utilizados naquela região, por meio da parceria da P&G Brasil com a ONG ChildFund Brasil, que fará a distribuição, orientará as famílias locais e os multiplicadores sociais da região.
O programa vai contar com o apoio da rede varejista Walmart, que em parceria com a P&G, desenvolveu a promoção “Doe Água Limpa”. A ação consiste na doação do equivalente a mais um dia de água limpa para uma pessoa para cada produto da P&G comprado na rede.