Rubinho Barrichello com os filhos em campanha da Protex for Men

 

Os pais brasileiros estão em busca do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, querem  uma vida melhor, estão mais cuidadosos e otimistas. Esses são alguns dos insights levantados por um estudo da Ipsos MediaCT, que traçou um perfil deles com base nos Estudos Marplan EGM. De cada 10 pais entrevistados, oito acreditam que sua vida será melhor no futuro.

O levantamento apontou que ouvir músicas (88%), fazer churrasco (67%) e assistir a filmes (67%) são as atividades de lazer preferidas dos pais. “A gente percebeu que os pais estão em busca do bem-estar, principalmente compartilhado com a família”, observa Diego Oliveira (diretor de contas da Ipsos MediaCT). O executivo avalia que o convívio familiar é uma das questões mais importantes para os pais, uma vez que, quando perguntados sobre o que mais gostam de fazer na hora de folga, 73% dos entrevistados responderam que gostam de ficar em casa. Para completar, 74% não gostam de bagunça no lar e 58% acreditam que o casamento não está completo quando não tem filho.

Viagens também estão entre os principais interesses: 58% dos entrevistados pretendem viajar nos próximos 12 meses, sendo 49% a passeio, férias ou lazer. “O que me chamou muito atenção é que quando indagados sobre a forma como veem o mundo, de cada 10 entrevistados, sete declararam que são cuidadosos com o dinheiro e sete disseram que a religião tem papel importante na vida deles”, destaca Oliveira.

Segundo a pesquisa da Ipsos, que ouviu 5.735 pais em 13 mercados no Brasil, a maioria dos pais brasileiros se concentra na classe C (51%), seguida pela classe B (33%). 92% deles são casados ou vivem maritalmente, 5% são solteiros e 3% separados ou divorciados. Quanto à faixa etária, a maioria possui de 35 a 44 anos (41%), 31%, de 25 a 34 anos, 12%, de 45 a 49 anos, 11% têm mais de 50 anos e só 4% têm entre 18 e 24 anos.

Expectativa moderada

A expectativa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) é de que as vendas para o Dia dos Pais, considerada a quarta data comemorativa mais importante para o varejo, tenham um crescimento de 3% em relação ao ano passado. “A expectativa é moderada, considerando todas as lojas, inclusive as de rua. Já os shopping centers e grandes cadeias estão com números maiores, em torno de 6% de alta. A gente acha que a média de 3% é razoável, pois São Paulo é um mercado maduro”, avalia Emilio Alfieri, economista da ACSP.

Pernambucanas preparou opções especiais para a data

Baseada nas consultas feitas ao crédito, a associação estima que o tíquete médio dos presentes deve girar em torno de R$ 40 e R$ 50 para as compras realizadas à vista e R$ 100 para as feitas a prazo. “Esse será um Dia dos Pais de pequenos presentes. Geralmente, os presentes são mais pessoais, como um relógio, roupa, perfume ou acessório, no máximo um celular, ao contrário do Dia das Mães, cujos presentes são mais para o lar”, ressalta Alfieri. “O Dia dos Pais pega um momento de cautela geral, tanto dos consumidores quanto dos empresários. Essa cautela está ajudando a controlar a economia e até a própria inflação, que começa a cair, mas os preços ainda estão altos. Não vai ser para sempre assim, mas nos impede de fazer grandes previsões para o Dia dos Pais. Claro que para alguns segmentos que têm possibilidade de fazer marketing, como shoppings e grandes varejistas, as previsões são mais otimistas”, completa

O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo (11) e vários anunciantes prepararam campanhas especiais para a data. A maioria delas, como é de se esperar, adotou um tom emocional. A Protex for Men, linha de sabonetes antibacterianos desenvolvida para homens, por exemplo, está com campanha protagonizada pelo piloto Rubens Barrichello e por seus filhos, Eduardo e Fernando. Criada pela Red Fuse, a campanha contempla dois webfilms, ações em redes sociais e anúncios impressos. Com forte apelo emocional, os vídeos são baseados em depoimentos do piloto sobre o que é ser pai. “A marca já tem uma linha emocional e reforçamos isso para a data. Elegemos o Rubinho para ser esse pai que sua a camisa, porque sabemos que é um pai presente, tem uma história de vida que se adéqua à marca”, diz Valéria Ordonhez, diretora-geral da Red Fuse.

Já a varejista Marisa alterou seu tradicional logotipo rosa pela cor azul em uma ação especial para o Dia dos Pais. Criado pela AlmapBBDO, o novo visual pode ser conferido em todos os perfis que a Marisa mantém nas redes sociais e no novo catálogo da loja, sob o slogan “A Marisa é deles!”. As lojas Pernambucanas também estão com campanha para a data criada pela JWT, que destaca a força do vestuário masculino e conta com a promoção “Banho de loja com meu pai”.

Confirmando a tendência de que esse será um Dia dos Pais de pequenos presentes, a Lupo está com um anúncio de revista que, de forma bem-humorada, faz um “apelo” pessoal da mãe aos filhos, dizendo que “seu pai está precisando de cueca”. Como sugestão, o anúncio criado pela Africa mostra um kit da marca com produtos variados da Lupo.