O último dia do Seminário Brazil Promotion,  realizado nesta quinta-feira (6), debateu o tema “Influência do cenário promocional na transformação da loja em um cenário de imersão”. Um dos palestrantes foi João Riva, da Duo Vozz, que falou sobre a importância de entender que o ponto de venda é mais do que um local de venda, é um local estratégico para as marcas.

Segundo ele,  o mundo mudou muito e o  consumidor não é mais como antes, hoje, a mídia tradicional não entrega mais o resultado da mesma forma que no passado,  são muitas as influências,  e é preciso se adaptar a elas, já que as atenções são divididas entre muitas frentes.  “Hoje o consumir tem voz e não dá pra não pensar nisso.”

Segundo ele, para atrair esse novo cliente,  as marcas têm que ser rápida, porque de acordo com pesquisa Nielsen, elas têm 1,6 segundos para convencer o consumidor a comprar seu produto no PDV.  Mas para ele, o PDV tem uma grande vantagem, que é a de não dividir atenção com outras mídias. “Quando o  consumidor  está escolhendo um produto ou falando com uma promotora, só está fazendo isso.”

De acordo com o executivo, é preciso contar uma história para atrair esse novo cliente, já que aquela máxima que preço é o que você paga e valor é o que se leva para casa, está mais em alta do que nunca.

Já Denis Bover,  do Popai, tambem ressaltou o número grande de informações a que o ser humano é exposto e, por isso, é necessário buscar alternativas para se destacar.  Tambem lembrou que vivemos um cenário econômico nada favorável com queda no consumo de várias cestas,  redução dos níveis de estoque e diminuição do mix de produtos.  Diante disso, ele ressaltou, que é preciso achar novas oportunidades, que só aparecem neste momento.” Os atacarejo,  como o Açai, tem crescido muito, já que oferecem preços mais baixos.  Mais de 50% da população faz compra neste modelo.”