O Burger King recebeu uma notificação extrajudicial do Palmeiras, que exige a retirada do ar do filme do Whopper Costela, novo sanduíche feito com carne de porco, apelido atribuído ao clube. Desenvolvido pela David, o vídeo começa com a pergunta: ‘E aí, gosta de porco?’.

Do outro lado da mesa, então, aparecem pessoas vestindo camisetas nas cores de adversários do alviverde, como Corinthians, São Paulo, Santos e Flamengo, que, obviamente, dizem que não. É quando eles experimentam o sanduíche e mudam de opinião.

“Tem uns porquinhos que dá pra engolir”, diz uma personagem do filme. “Esse daqui é campeão, só esse”, brinca um rapaz com a camisa com as cores vermelha e preta.

De acordo com matéria publicada no GE, na notificação extrajudicial, o clube exige que ‘todas e quaisquer postagens’ relacionadas à campanha, sejam retiradas do ar, sob ameaça de levar o caso à Justiça. O jurídico alviverde se baseou no artigo 87 da Lei Pelé, que diz que ‘a denominação e os símbolos de entidade são de propriedade exclusiva das mesmas, contando com a proteção legal’.

Advogado do Palmeiras, André Sica afirmou que a alusão à marca do Palmeiras, na campanha do Burger King, é ilegal. “O futebol brasileiro está se modernizando e se qualificando. É inconcebível que, neste momento, uma instituição da grandeza do Burger King prefira piratear as marcas dos clubes ao invés de licenciá-las e contribuir com o fortalecimento desse mercado”, declarou o advogado.

Já o Burger King informou a intenção da campanha e comentou as críticas recebidas. “Sobre a notificação do Palmeiras, recebida pelo Burger King, em relação à campanha de lançamento do Whopper Costela, a marca ressalta que seu objetivo foi apresentar o novo produto de forma divertida, evidenciando o sabor único da carne de porco. O Burger King esclarece que em nenhum momento fez menção direta para qualquer clube de futebol”, informou o BK.