Um problema nas vias públicas do Panamá vinha incomodando a população: os buracos nas ruas. Eram tantos, por todas as partes, que algo precisava ser feito. Tendo a TV aberta como principal canal de comunicação em massa, a Telemetro colocou no ar a campanha “O Buraco Twitteiro” (“El Hueco Twitero”), que, por meio do Twitter, denunciou o problema e levou a discussão para o noticiário nacional. A ação foi premiada em duas categorias do “Premio Creatividad Innovación Televisión 2015 – Open TV Awards”, realizado na noite desta segunda-feira (31), em Nova York.
Premiada nas categorias Multiplataforma e Novas Tecnologias, a ação, assinada pela Publicuatro-Ogilvy, consistiu no uso de dispositivos criados especialmente para a ação e instalados dentro de buracos espalhados por ruas do Panamá. Ao serem atingidos por pneus de carros que “caíam” nos buracos, esses dispositivos automaticamente enviavam posts para o Twitter relatando o problemas – posteriormente, as ocorrências foram multiplicadas no noticiário local da Telemetro, mobilizando a população e representantes públicos a se pronunciarem em relação a uma solução para os casos.
Além de “O Buraco Twitteiro”, o Creatividad Innovación premiou a Coca-Cola Argentina pela campanha “Lo Mejor de Vos”, na categoria Integração, e a La Sirena, da República Dominicana, pela campanha “The Day Women Dissapeared”, na categoria Branded Content.
Esta é a terceira edição do Creatividad Innovación Televisión 2015/Open TV Awards, premiação que ocorre durante a quarta edição do La Cumbre TV Abierta/Open TV Summit, evento que reúne os principais nomes da indústria de TV aberta da América Latina.