A partir da próxima quinta-feira (24), a Panamericana Escola de Arte e Design abre sua coleção de obras de arte para o público pela primeira vez. A mostra, denominada Panamericana Art’s Collection, ainda faz parte das comemorações dos 50 anos da instituição, comemorados em abril deste ano.
Ao longo dessas cinco décadas, Enrique Lipszyc, fundador e presidente da Panamericana, formou uma coleção com obras de artistas de diferentes tendências, vertentes e estilos, nacionais e estrangeiras. São esculturas, pinturas e desenhos, que vão do realismo ao expressionismo, passando ainda pelo surrealismo e também pela pop art, com destaque para produções de César Baldaccini, Antoni Tapies, Nicolas Vlavianos, Oswald de Andrade, Antônio Peticov, Hugo Pratt, Amadeo Modigliani, Mario Cravo, Caciporé Torres, entre outros artistas.
A exposição, que tem curadoria de Jacob Klintowitz, estará aberta ao público até 7 de fevereiro de 2014, na sede da instituição localizada na rua Groenlândia, em São Paulo. No total, serão apresentados trabalhos de 44 artistas. “O que une esses artistas presentes na Panamericana Art’s Collection é a qualidade intrínseca do trabalho, do caráter visionário impresso em suas criações, da criatividade e da capacidade de se expressarem”, ressaltou Klintowitz.