Depois de quatro décadas, a Panasonic não vai mais fabricar e nem vender TVs no Brasil, além de outros produtos de áudio residencial. A produção da empresa japonesa no país acontecia na unidade localizada na Zona Franca de Manaus (AM), que continuará com outras frentes, como a linha de micro-ondas, produtos automotivos e componentes eletrônicos.

A decisão é parte de uma estratégia global, informou a Panasonic em nota. São previstas 130 demissões até dezembro, 5% do número total de colaboradores. Além da Manaus, a marca tem fábrica de Geladeiras e Máquinas de Lavar Roupa em Extrema (MG) e Pilhas em São José dos Campos (SP), além do escritório administrativo em São Paulo (SP).

“Essa decisão criará uma oportunidade para as outras frentes de negócio nas quais a Panasonic continua a crescer. A Panasonic acredita no potencial e no mercado Brasileiro, e continuará investindo e fomentando novas linhas e novos produtos”

TOYOTA
No segmento automotivo, a Toyota do Brasil vai suspender, temporiamente, a produção de veículos na unidade de Sorocaba, onde são feitos os modelos Yaris, Corolla Cross e Etios. Segundo nota, a paralisação será entre os dias 18 e 27 de agosto de 2021. A unidade de Porto Feliz, responsável pela produção dos motores 1.3L e 1.5L do Yaris e Etios e do propulsor 2.0L TNGA do Corolla e Corolla Cross, também será parcialmente afetada.

“Apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de Covid-19, nesse momento uma parada é inevitável”, informou a multinacional.

Ainda de acordo com a Toyota, os colaboradores afetados pela paralisação entrarão em férias coletivas neste período, com o retorno às atividades programado para o dia 30 de agosto. As demais unidades da Toyota no Brasil, localizadas em São Bernardo do Campo e Indaiatuba, permanecem com suas atividades normais.