Dados da Euromonitor indicam que o país é o quarto maior consumidor de produtos de beleza e cuidados pessoais do mundo. Pensando nisso, o GPA, grupo varejista controlador das redes Extra e Pão de Açúcar,lança Nous, sua nova marca exclusiva e especializada nesse segmento.
E para apresentá-la ao mercado, a BETC/Havas criou uma campanha de comunicação inteiramente digital, pautada nas principais premissas da marca: romper padrões sociais de beleza e promover o autoamor, valorizando a essência de cada um e sem complicações. Por isso, a ação conta com um elenco formado por pessoas com belezas diversas, que fogem de estereótipos da indústria tidos como modelos. O objetivo das peças é mostrar as melhores versões de cada um, da forma mais natural e espontânea possível.
Nesse contexto, todos os personagens posaram em ambientes nos quais se sentissem mais confortáveis, com roupas escolhidas por eles mesmos e luz natural. Além disso, para reforçar o posicionamento da marca, a produção não contou com maquiadores, figurinos específicos e nem programas de tratamento de imagem para corrigir supostas imperfeições.
“É muito gratificante fazermos parte desse momento, pois Nous é uma marca que já nasce de um posicionamento diverso e de inclusão. E nós, como agência de propaganda e parceiros do GPA, especialmente com as marcas exclusivas do grupo, também temos esse compromisso que deve ser cada vez mais retratado na comunicação. Não utilizarmos modelos e profissionais específicos de uma produção nessa campanha colabora para que os consumidores se identifiquem e sintam-se mais representados, ampliando a conexão entre os valores da marca e o público”, afirma Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da BETC/Havas.
“O posicionamento da marca está sustentado nos pilares de beleza essencial, que simplifica, cuida e valoriza o que realmente importa, e na beleza sem padrão. Nous é ‘nós’ em francês, o que também já reflete no nome da marca o nosso pensamento coletivo e inclusivo, que é o que norteia toda a comunicação dos produtos e está retratada na campanha de lançamento. A nova marca nasceu para surpreender positivamente os brasileiros com uma entrega descomplicada, transparente, essencial, democrática e empática, visando atender a variedade e diversidade de perfis de consumidores do Extra e do Pão de Açúcar”, explica Fernanda Megale, gerente de marketing de marcas exclusivas do GPA.
A estratégia de comunicação será 100% digital e contará ainda com posts e vídeos produzidos pelo próprio elenco, para reforçar a importância de uma beleza mais leve e natural, além de materiais de pontos de venda.
Ficha Técnica
Anunciante: GPA
Produto: NOUS
Agência: BETC/Havas
CCO: Erh Ray
Diretores Executivos de Criação: Andrea Siqueira
Diretor de Criação: Romolo Megda
Criação & Conteúdo: Eduardo Menezes, Martim Batista e Udo Nery
Marcas & Negócios: Monica Moraes, Maria Silvia P. de S. Freire e Davi Arias
Canais & Engajamento: Ariane Finavaro, Thyago Azevedo, Daniel Oliveira e Ricardo Xavier
Aprovação Cliente: Gino Antonio Ceschin Castro, Carolina Redivo, Fernanda Megale, Fabio Greghy, Sarah Gomes e Thais Fernandes Pereira
Diretora de Produção Integrada: Anna Luisa Ferraz
Artbuyer: Andrea Carmassi
Produtora: Lexique Produções
Pan Alves – modelo + fotografo
Jacque Jordão – modelo + fotografo
Juliana Jabra – modelo + fotografo
Carmen Campos – fotógrafa
Alessandra Magalhães – modelo
Dudu de Oliveira – modelo
Fernando Rubro – modelo
Hélio Moreira Filho – modelo + fotógrafo