Via novas e fortes parcerias, o Grupo Pão de Açúcar está expandindo suas operações além do grande varejo. Agora, a empresa mira o mercado de cartões de crédito e lança este mês, em parceria com o Itaú, uma opção em que os clientes podem trocar os créditos por milhas aéreas ou pontos no programa “Mais”, para utilizar em futuras compras em seus supermercados – benefícios apontados pelos cliente nas redes sociais e que se alinham às ações de marketing de relacionamento da companhia.

A rede de Abílio Diniz aposta num mercado de grande potencial – embora extremamente regulamentado pela Comissão de Valores Imobiliários e Banco Central – já que os cartões, também conhecidos como “plásticos”, movimentam mais de R$ 650 bilhões ao ano no País, conforme estimativas da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Porém, a expansão da economia e a transição do poder de consumo da nova classe emergente no País garantem o sucesso da empreitada. Ainda na pauta dos novos parceiros de negócios, o Pão de Açúcar negocia uma fusão com o Carrefour, de acordo com o francês Le Journal du Dimanche, em reportagem publicada no último sábado (21).

O  Carrefour contratou o banco de investimentos Lazard para se aproximar da família Diniz, dona do Pão de Açúcar, e sondá-la sobre a possibilidade da negociação, oferecendo em troca de uma participação acionária na rede francesa. A única opositora à iniciativa seria a rede varejista Casino, também sediada na França e que detém 35% de participação na empresa brasileira.

Entidades regulatórias como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) também devem manifestar-se contrariamente alegando monopólio, já que a fusão formaria uma participação no varejo de alimentos brasileiro de 30%. Procuradas, nenhuma das duas redes estão se pronunciando a respeito.

por Perla Rossetti, com informações de O Estado de S.Paulo, Exame.com e Valor Econômico