O Pão de Açúcar acaba de alterar sua logomarca. O investimento na mudança é de R$ 13,3 milhões e envolve a alteração das fachadas e interior das lojas. A FutureBrand foi a responsável pelo trabalho de atualização da identidade visual da rede de supermercados. “A intenção não era fazer uma mudança, mas uma evolução. Reforçar os atributos, como a jovialidade que estava menos destacada na imagem da marca”, explicou Hélio Mariz de Carvalho, sócio-diretor da FutureBrand. 

Essa é a sexta vez que a rede de supermercados muda a identidade visual desde a abertura da primeira loja, em 1959. Dessa vez, o trabalho de atualização da logomarca levou cerca de dois anos. “Os primeiros estudos de brand experience foram feitos em meados de 2007. As pesquisas mostraram o quanto a identidade visual era heterogênea nos diferentes canais. Era preciso transmitir o mesmo conceito”, falou Silvana Balbo, gerente de marketing do Pão de Açúcar.

De acordo com Carvalho, a mudança envolvia algo além de um novo desenho. “O processo começou há dois anos e abrangeu todo o significado da marca Pão de Açúcar, que é muito bem vista e querida. Isso mostra o cuidado que tínhamos que ter. Entre os atributos da marca está a inovação”, contou o sócio-diretor da FutureBrand.

O novo desenho tem como objetivo atingir uma faixa etária um pouco mais jovem. “O logo tem mais frescor, transparência, vigor… Tudo o que pudesse remeter à jovialidade”, disse Carvalho.

A mudança fica ainda mais clara na tipografia. “Quando comparamos as letras ao longo dos tempos, vemos que ela tinha traços mais duros, mais quadrados, com cantos. Hoje a letra tem caracteres mais suaves, mais soltos, quase femininos”, explicou.

Outra alteração foi na cor. Pão de Açúcar deixa de lado o azul e adere ao verde dos morrinhos. “Isso tem a ver com a proposta da empresa da preocupação com a sustentabilidade”, contou Carvalho.

O processo de alteração de toda a identidade visual das 144 lojas da rede será gradativo. A intenção do grupo é que até o fim do ano que vem todas estejam com a nova logomarca tanto dentro quanto fora do ponto-de-venda. Além das fachadas, a mudança envolve a troca de todo o material da loja: bandeirinhas nas seções, guarda-chuva, carrinhos, tapetes etc.

As primeiras lojas a passarem pelas mudanças serão as da Grande São Paulo. “Não muda apenas o logo, mas a fachada como um todo. As alterações dentro da loja também serão feitas de forma gradativa, de maneira que o consumidor possa se acostumar com a nova identidade visual, sem sofrer com uma grande ruptura”, contou Silvana.

Não é a primeira vez que o Grupo Pão de Açúcar trabalha com a FutureBrand. A agência já assinou outros projetos de arquitetura de marca da rede de supermercados, como as marcas Taeq  e Qualità.

Para apresentar ao público a nova cara da rede de supermercados, a PA Publicidade, house do grupo, criou uma campanha, que tem estreia prevista para quinta-feira (16). Serão dois filmes de 60 segundos cada para a TV aberta e paga, mídia impressa para jornal e revista e banners nos PDVs. “O que a campanha procura mostrar é que o novo logo é a tradução gráfica do Pão de Açúcar, uma evolução natural. Para a comunicação usamos crianças em uma linguagem de metáfora”, falou Leda Cichello, gerente de atendimento da PA Publicidade para a bandeira Pão de Açúcar. A veiculação acontece até 29 de julho.

Além dessa comunicação institucional apresentando a nova identidade visual, a rede continua com as campanhas de ofertas normalmente.

por Cristiane Marsola