A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) mudou de nome e passa a se chamar Instituto Jô Clemente. A campanha de Natal destaca a mudança no nome da instituição e incentiva que público #Abraceadiferença.

Na campanha, um Papai Noel com Síndrome de Down mostra que para crianças não há diferença na figura simbólica: um velho bonzinho, de barba branca e comprida e roupas vermelhas que traz presentes nesta época do ano. A estratégia é mostrar como o preconceito não é algo natural.

Alessandra Pereira, diretora executiva de criação da Z515, comenta a ideia. “As crianças têm o coração puro e não enxergam com preconceito algumas diferenças, que passamos a considerar apenas depois de crescidos. E uma data como o Natal, em que estamos mais sensíveis e com pensamentos mais positivos, é ideal para que possamos gerar uma reflexão sobre o assunto.”

Entre os parceiros, a ação conta com produção da Academia de Filmes e trilha da Banda Sonora. E ifluenciadores estão amplificando a mensagem.

Com o novo posicionamento, a instituição pretende ter mais autonomia para expandir sua atuação nacionalmente, além de abarcar outros tipos de deficiência. O nome homenageia Jolinda Garcia dos Santos Clemente, de 92 anos, uma das idealizadoras e matriarca da Apae-SP.

FICHA TÉCNICA
Cliente: Instituto João Clemente
Título: “Abrace a diferença”
Agência: Z515
CCO: Marcelo Prista
Direção executiva de criação: Alessandra Pereira
Criação: Beatriz Vettorazzo e Robson Batista
Atendimento: Fabio Tramontano, Sabrina Loiola e Giovana Pagliarini
Mídia: Sandra Vaiano, André Castilho, Pedro Moura e Vyctor Lucas de Oliveira
Art buyer: Alice Imamura
RTV: Sandra Freitas e Tatiana Sato
Produtora do filme: Academia de Filmes
Direção de cena: Ricardo “Gordo” Carvalho
Direção de fotografia: Paulo Mancini
Produção executiva: Duda Marujo
Assistente de Direção: Maira Farah
Atendimento (produtora): Paula Saraiva
Coordenadora de Produção: Michele Labiapari
Produção: Marcelo Ramos
Coordenador de pós-produção: Francisco Ruiz
Produtora de som: Banda Sonora
Maestro: Eduardo Luis Santos
Trilha sonora: Ruriá Duprat e Gustavo Santana
Locução: Carol Melhem
Aprovação pelo cliente: Daniela Machado Mendes