Recentemente, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) notificou a blogueira fitness Gabriela Pugliese por fazer propaganda para a Skol, em suas redes, sem identificar o post como publicitário. Essa ação, segundo o órgão, é irregular porque os blogs devem deixar clara a propaganda publicitária.  Uma enquete realizada pelo PROPMARK online investigou a opinião dos leitores sobre essa polêmica.

Para 51,98% dos participantes, é direito dos consumidores saberem que as dicas dos blogueiros são motivadas por dinheiro e não pela experiência do produto. Isso porque nos blogs é comum a divulgação de produtos, marcas, eventos, etc, em ações pagas pelos anunciantes, que desejam atingir o target do influenciador digital.

Ainda favoráveis à sinalização de post patrocinado, 25,74% afirmam que o poder de influenciar dos blogueiros é alto, principalmente quando atinge os jovens. Sendo assim, é preciso ter responsabilidade e tornar claras as verdadeiras intenções do posts.

Contrários, 11,88% afirmam que os blogs não são veículos formais e são feitos por pessoas amadoras, que não têm a mesma responsabilidade dos veículos tradicionais. Cerca de 10,40% acreditam que ninguém trabalha de graça e que os blogueiros vão usar as marcas apenas se forem pagos.