Chuck Porter, sócio e chairman da Crispin Porter + Bogusky, falou que acredita que as pessoas aprendem com as grandes histórias. “Desde o surgimento das mídias digitais, as pessoas falam que o mundo está totalmente mudado. A mídia pode mudar, mas o poder da história não está mudando”, disse. O criativo esteve no Hotel Unique, em São Paulo, nesta quinta-feira (21), a convite do Clube de Criação de São Paulo para apresentar uma palestra aos profissionais da área.
O palestrante iniciou a noite arrancando boas risadas da plateia ao dizer em português que faria a apresentação na língua falada no Brasil, pois havia sido criado em uma tribo no meio da Amazônia. Após a brincadeira, Porter apresentou em inglês algumas dicas baseadas no aprendizado que ele e a equipe da CP+B conquistaram ao longo dos anos.
Porter disse que, na agência, tem a frase “Não existe aprendizado sem emoção”, de Platão, em inglês, que representa essa ideia de que as pessoas podem aprender por parábolas ou até por anúncios.
Durante a palestra, o criativo mostrou diversos cases que tornaram sua agência uma das mais respeitadas e premiadas do mundo, como o Subservient Chicken, criado para Burger King quando a rede de fast food estava lançando seu sanduíche de frango. No filme, veiculado na internet, dois homens vestidos de frango se enfrentam em uma luta de box. “Tivemos 100 milhões de visitas em 12 dias. As pessoas gostaram desse personagem, então a galinha se tornou um ícone”, falou.
Entre os conselhos dados pelo profissional durante sua apresentação estão não usar a falta de dinheiro como desculpa e ultrapassar os limites. “Às vezes, ouço dizerem nas reuniões ‘não seria legal se fizéssemos assim, sei que podemos, mas não seria legal’. Faça, não se prenda ao limite”, falou.
por Cristiane Marsola