O Facebook lançou uma série de recursos que vão possibilitar a criação de áudios curtos, além de oferecer a opção de ouvir podcasts pelo próprio app. A novidade da empresa é uma clara tentativa de rivalizar com o Clubhouse, que vem ganhando atenção – mesmo ainda deixando de fora o Android – e aportes financeiros.

“Temos investido há muito tempo em tecnologias de áudio – como reconhecimento de voz (Speech-to-Text) ou metamorfose de voz – e iremos disponibilizá-las em uma ferramenta de criação de áudio dentro do aplicativo do Facebook”, disse Fidji Simo, head de Aplicativo do Facebook.

Ferramentas de áudio vão permitir a monetização, segundo executivo da plataforma (Divulgação)

Ainda de acordo com o executivo, essas ferramentas de criação de áudio vão permitir a criação do Soundbites, que são formatos curtos, clipes de áudio criativos para capturar pequenas histórias, por exemplo. O Soundbites começará a ser testados nos próximos meses com um pequeno número de criadores antes de disponibilizá-lo a todos. 

Além disso, o Facebook vai permitir que usuários escutem os podcasts sem precisarem sair da plataforma. “Nos próximos meses, você poderá ouvir podcasts diretamente no aplicativo do Facebook, enquanto usa o aplicativo ou com ele em segundo plano. Nós iremos ajudar a encontrá-los com base nos seus interesses, a comentar sobre eles e recomendá-los a seus amigos. E os criadores de podcast serão capazes de alcançar e se conectar com novos ouvintes”, disse Simo.

Já as salas de áudio ao vivo, concorrentes diretos do Clubhouse, funcionarão para que figuras públicas possam conversar entre elas, com especialistas e fãs.

MONETIZAÇÃO
Fidji Simo disse que o Facebook apresentará maneiras para os criadores de áudio desenvolverem seus negócios. “Logo após o lançamento, também ofereceremos outros modelos de monetização, como a possibilidade de cobrar pelo acesso a uma Sala de Áudio ao Vivo por meio de uma única compra ou assinatura”, afirmou o executivo.