O iraniano Amir Kassaei, chief creative officer da DDB Worldwide, presidiu o júri de TV e Cinema do D&AD, realizado em Londres, e vai repetir a façanha no Cannes Lions, como presidente do júri de Film. Criado na Áustria e educado na França, Kassaei tornou-se um criativo de destaque na Alemanha e contribuiu para transformar a DDB em uma das agências mais criativas do mundo. Seu júri no D&AD tinha quase 1.000 inscrições e concedeu apenas 30 menções de In Book, 11 Nominations e um único Lápis Amarelo. Confira trechos da entrevista em que ele falou do D&AD, de Cannes e de sua busca por propaganda “sem cara de propaganda”.
D&AD
A experiência foi mais que difícil. De 950 inscrições, demos apenas um Lápis Amarelo, depois de muitas discussões. Mas foi um resultado justo. O D&AD tem como vantagem manter o padrão do que é premiado muito alto. Ao se tornarem mais e mais internacionais, precisam tomar cuidado para não perder sua alma, que é inglesa. São júris menores, onde a discussão flui melhor. Espero que mantenham a qualidade.
TV e Cinema
Há uma dificuldade clara na categoria TV/Cinema. É difícil inovar nela. Porque é uma mídia tradicional. Gostaria de sugerir que mudem o nome da categoria para Filme, porque TV e Cinema estão claramente ligados à mídia. Hoje em dia, estamos avaliando conteúdo, não importa em que tela esteja. Não se deve mais olhar para a televisão como uma caixa. Estamos em 2014, não podemos nos comportar mais como se estivéssemos em 1964. Ao mesmo tempo, por tratar-se de material feito para televisão e cinema, a maior parte se resumiu a histórias contadas em 60 ou 30 segundos. Havia coisas muito boas, mas apenas uma realmente inovadora, porque na realidade não é propaganda.
Propaganda e cultura
A melhor coisa da propaganda, na realidade, é ser capaz de influenciar a cultura, fazer parte dela. Não é impossível ser inventivo na TV, mas é mais difícil porque existe um formato pré-determinado. Pensar em conteúdo no formato filme é mais produtivo em um júri de criatividade. O que chamou a atenção no D&AD foi propaganda sem cara de propaganda.
Digital
Uma grande confusão vem ocorrendo ao longo dos últimos 10 anos, que é considerar digital uma mídia e não uma infraestrutura, uma plataforma. Digital é a eletricidade do nosso planeta, em que tudo será conectado.
Storytelling
O termo storytelling é uma palavra usada em excesso e da moda. Storytelling é há 100 anos parte da nossa tarefa. Não é a nova tendência a seguir ou focar. É como dizer que é preciso fazer gols num jogo de futebol. É mandatório.
A DDB
Somos autores da revolução criativa e nosso foco deve estar nessa herança. Estamos aqui para usar nosso talento criativo para resolver problemas empresariais com propaganda. É o que estamos tentando fazer. A criatividade deveria adicionar valor ao negócio dos nossos clientes.
Cannes
A questão em Cannes é que trata-se de um grande negócio. Quanto mais categorias, mais dinheiro se ganha. Seria ótimo ter uma premiação no mundo em que se avaliam apenas ideias, independentemente da mídia, do formato. Nada de categorias.