“Todos sabemos que os próximos meses serão difíceis. Agora, mais do que nunca, precisamos nos unir – como colegas, como agências e como um setor”. Com essa mensagem, Mark Read, CEO do maior grupo da comunicação no mundo, o WPP, falou ao mercado e propõe que a publicidade será, nesse momento de crise ocasionada pelo Covid-19, mais importante do que nunca.
“Enquanto converso com os principais executivos e diretores de marketing de nossos maiores clientes, estou cada vez mais convencido do valor de nossa indústria e do papel que podemos desempenhar, não apenas na limitação da propagação do vírus, mas em ajudar a sociedade voltar ao trabalho quando estivermos do outro lado”, analisou.
Para Read, é o momento de as marcas se comunicarem adequadamente, enquanto esperam a recuperação. “Como vimos após a recessão em 2008, aqueles que investem nas ações corretas são recompensados desproporcionalmente quando os gastos do consumidor retornam. Essa é uma mensagem importante para todos nós levarmos aos nossos clientes, como um setor”, conclamou.
É papel das agências também impulsionar e sustentar a atividade econômica e todo país precisará estimular o consumo, quando entrarem na fase de recuperação. “Nosso trabalho será importante mais do que nunca”, diz. “Por trás de todo esse trabalho está o que torna nossa indústria especial – pessoas que entendem o comportamento e as emoções humanas. Não apenas o que nos faz funcionar, mas por que isso acontece”, analisa.
Iniciativas
Para Read, os grupos de comunicação têm proposto iniciativas que estão ajudando a indústria a atravessar o momento.
O WPP, diz, está trabalhando com autoridades internacionais de saúde para promover uma lavagem eficaz das mãos. Tambem ofereceu recursos ao governo do Reino Unido para ajudar no esforço na Grã-Bretanha. A rede Ogilvy é uma das 35 agências na Espanha que trabalham com cinco órgãos da indústria para usar o poder coletivo da publicidade para combater a disseminação do Covid-19. E o WPP Health organizou um fórum on-line para 2,6 milhões de cidadãos chineses e mais de 200.000 médicos. O Grupo SJR está desenvolvendo scripts para autoridades de saúde pública nos EUA.
Read mencionou iniciativas de concorrentes, como a Dentsu, que está trabalhando com um cliente de farmácia para fornecer consultas on-line gratuitas. No Publicis, Arthur Sadoun enfatizou em um vídeo que o bem-estar da equipe da Publicis é sua prioridade. A Havas está ajudando as pessoas a se manterem saudáveis com meditação e ioga via Instagram Live. E a rede BBDO, do grupo Omnicom, trouxe algum humor ao criar um “gerador de logotipo” para os escritórios domésticos de seu pessoal.
As marcas, analisa, também estão engajadas, seja a Unilever apoiando autoridades globais e locais doando produtos de higiene, o Google lançando um site educacional e recursos para pais educarem seus filhos em casa , a LVMH mudando para produção de alcool gel para as mãos, e o programa de US $ 100 milhões do Facebook para apoiar pequenas empresas ou a Ford facilitando pagamentos em veículos novos.
“Quando passarmos por isso, o mundo será radicalmente diferente, mas não tenho dúvidas de que os serviços que o WPP e nossos colegas oferecem estarão em uma demanda ainda maior”, escreveu em artigo publicado na Campaign.
O mundo terá novos hábitos. “Voaremos menos, compraremos mais online, educaremos nossos filhos de maneira diferente, passaremos menos tempo no escritório. A tecnologia será ainda mais importante. No entanto, para ajudar nossos clientes a obter sucesso neste novo mundo, precisaremos combinar nossa experiência em tecnologia com uma compreensão de como as pessoas estão se sentindo e o que as motiva. Quando isso acabar, alguns vão querer comemorar, mas outros estarão em um lugar muito diferente. Muitos terão perdido entes queridos ou seus meios de subsistência. Todo mundo terá feito escolhas difíceis. Nosso trabalho é entender isso e ajudar nossos clientes a estarem prontos”, encerrou.