O PROPMARK online investigou a opinião dos leitores sobre a repercussão da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que abalou tanto os negócios quanto a imagem de grandes marcas. Estão envolvidas nas investigações companhias como BRF (Sadia e Perdigão) e JBS (Friboi e Seara). Para 34,62% dos leitores, a operação revelou detalhes que abalaram a confiança dos consumidores com marcas consolidadas no mercado. Será preciso um plano de marketing esclarecedor para reconquistar os clientes.

Em segundo lugar está 28,85% dos leitores que acreditam que a Polícia Federal foi irresponsável na forma como divulgou as informações da operação, resultando em acusações, na maior parte das vezes, com erros técnicos. Outra parcela, de 26,92%, diz que os consumidores precisam procurar informações sobre os produtos que consomem e questionar as marcas para que elas esclareçam todas as dúvidas sobre os produtos que fabricam. A minoria, 9,62%, diz que com as campanhas e garotos-propagandas icônicos, como Tony Ramos para Friboi e Fátima Bernardes para Seara, as marcas estão expostas a memes e piadas na internet, aumentando ainda mais a crise de imagem.