A produtora ParanoidBR acaba de fechar a representação com os artistas gráficos Breno Pineschi e Rafael Cazes, Hardcoure. Os cariocas passam a integrar a equipe de diretores da produtora, que recentemente anunciou também a chegada do quadrinista Rafael Grampá. Com as novas contratações, a empresa chega ao número de 22 diretores, além de representar 14 diretores internacionais, via Paranoid US.
Os dois profissionais são responsáveis por projetos bem-humorados, que transitam entre o stop motion e o design, apoiados no uso de cores fortes e intensas. São eles também os responsáveis pela abertura do “Didiabólico”, para a MTV, e também pelo conteúdo de videográfico para o Réveillon da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ou ainda as animações para a marca de sucos “Do Bem”, um dos cases de sucesso da dupla. Entre os clientes, ainda estão Coca-Cola, Nike, Unilever, Lacoste, Afroreggae e GNT. As contratações, de acordo com Egisto Betti, sócio da produtora, refletem a postura da empresa de investir em novos talentos de áreas diversas. Isso, claro, de maneira criteriosa. “Eles têm um trabalho muito bacana e nós ficamos encantados com o que vimos. Foi uma negociação fácil”, contou.
Os artistas gráficos continuarão com o estúdio no Rio de Janeiro e atuarão com a ParanoidBR a partir de clientes próprios ou dos da produtora. “Estamos ansiosos para o nosso primeiro trabalho”, disse Rafael Pineschi. “Estamos nos sentindo como se estivéssemos sido convocados para a seleção brasileira”, completou Rafael Cazes. Os dois já receberam convites de outras produtoras, mas sempre declinaram por entender que os perfis não se alinhavam. “Sempre admiramos os profissionais que estão na ParanoidBR. O perfil é mais próximo do nosso”, afirmou Pineschi. Para eles, será também uma oportunidade de ampliar os seus expertises e desenvolver trabalhos mais complexos, o que nocestúdio deles, com estrutura pequena, fica mais complicado. “Podemos viabilizar produções mais bem acabadas”, projetou. Os dois também não querem ficar restritos ao stop motion, em que conquistaram destaque, e aproveitarão a parceria para descobrirem e investirem no uso de outras técnicas de vídeo.
Com o quadrinista Rafael Grampá, que ganhou em 2008 o Eisner Award, o oscar dos quadrinhos, a contratação é um investimento. “É um vinho que precisa maturar”, define Betti. Para o executivo, o quadrinista será utilizado para certos filmes, aproveitando o seu conhecimento estético “absurdo” e todo o potencial para roteiro e direção de arte. Para este ano, a expectativa de crescimento da ParanoidBR é de, pelo menos, 10% em relação ao ano de 2011, quando registrou expansão de 26%. Com menos de três anos no mercado de produção, a produtora investe para sustentar a sua rápida ascensão, disse Betti. Do Cannes Lions 2011, por exemplo, a ParanoidBR saiu com dois Leões de ouro e um de bronze, todos com “Balões”, para a MTV. “Temos que cuidar para manter isso e ter uma curva contínua de alta. Somos muito realistas com relação ao que precisamos entregar”.