Com a presente edição, extremamente prestigiada com anúncios de cumprimentos e agradecimentos por muitos players do mercado, comemoramos 56 anos de circulação ininterrupta do PROPMARK, que começou como coluna de jornal no extinto Diário Popular, em 21 de maio de 1965, para logo crescer e virar página inteira, duas páginas e em seguida um caderno exclusivo no então tradicional jornal paulistano, mantendo até aí sua denominação original.
Nesse longo período de tempo, que durou duas décadas, inúmeros companheiros nos ajudaram a fornecer ao leitor a melhor informação e interpretação dos fatos da propaganda e do mar- keting em geral (o vocábulo inglês já começava a dominar os assuntos publicitários).
A todos, aproveito para agradecer suas preciosas colaborações, que em muito contribuíram para que o então Asteriscos fosse a mais completa fonte semanal de informações e interpretações dos fatos que ocorriam em um mercado que não parava de crescer em nosso país.
A saída do Diário Popular, em 1984, obrigou-nos a mudar o nome da publicação, que passou a ser Propaganda & Marketing em A Gazeta Esportiva e mais tarde na Folha da Tarde, ambos igualmente extintos como o próprio Diário Popular.
A partir daí, o próprio desenvolvimento do mercado publicitário em nosso país, alavancado por multinacionais e por um festival internacional que já foi mencionado em editoriais de história deste jornal e consagrou definitivamente a propaganda brasileira como uma das mais criativas do mundo, o Cannes Lions, ajudou a fortalecer e tornar o então jornal Propaganda & Marketing com circulação independente já na década de 1990 até adotar o atual nome em 2007, que era o domínio do seu site iniciado em 1995.
Em 2015, o hoje consagrado PROPMARK passou por uma reformulação para o formato tabloide e papel couché, proporcionando maior qualidade gráfica ao público leitor.
A propriedade do título e o fato extremamente relevante de o jornal passar a ser impresso dentro da própria casa, o que ocorreu com a reformulação em 2015, livrou-o definitivamente das amarras que toda condição de inquilino impõe.
Há, em toda essa já longa história, um fato que merece registro a cada edição de aniversário como esta: a condição de diretor-presidente do jornal sempre foi da mesma pessoa, o que apresentava a vantagem única e também sempre reconhecida pelo mercado de uma linha editorial sem curvas ou vacilos, em defesa da qualidade do produto final publicitário brasileiro.
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Diversas e importantes entidades publicitárias, a maioria com alcance nacional, publicaram anúncio de página inteira nas edições da última segunda-feira (10/5), exigindo transparência nas licitações pela derrubada dos vetos 13.16 e 13.17 da nova Lei de Licitações 14.133/21.
Assinaram o protesto de página inteira nos jornais Alegal, ANJ, Fenapro, Abap, ABIO, ABI, Fenajore, AdjoriBR, Sindijori, APJ, ADI e Mapul.
Vamos aguardar o desenrolar de mais uma história que lamentavelmente tem se tornado comum no Brasil, com a imposição de vetos a leis novas ou já existentes, com finalidades de beneficiar determinados grupos econômicos empresariais.
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Imperdíveis nesta edição histórica do PROPMARK matérias especiais sobre marcas que integram um consórcio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competividade (InvestSP) para a construção de nova fábrica de vacinas no Instituto Butantan, ao lado de artigos assinados por autoridades em branding, que por sua vez analisam o papel da comunicação na pandemia da Covid-19. O especial de aniversário também traz reportagens envolvendo veículos e agências.
O contexto remete à mensagem que o médico norte-americano Hunter Doherty “Patch” Adams espalha, ao pregar o cuidado com o próximo. Em 1998, a história do fundador do Instituto Gesundheit virou um filme, que vale a pena ser revisto pela sua capacidade de motivar atitudes solidárias – como fizeram as marcas – e de sorrir mesmo diante de tantas adversidades.
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Mais próximo a nós, imperdível a matéria sobre as campanhas lançadas por Globo, SBT e Band para ajudar no combate à fome em nosso país.
E, finalmente, entrevista com o advogado Wilson Mello, presidente da InvestSP, que conta como conseguiu engajar as empresas ao projeto para a construção da nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan, que já angariou cerca de R$ 186,6 milhões.
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Ao grande número de anunciantes desta edição do PROPMARK, os nossos mais sinceros agradecimentos.