A vida dos brasileiros segue em meio à pandemia da Covid-19. Com um número alarmante de mortes diárias, o país se vê às vésperas da Páscoa, festa conhecida pelo consumo de chocolate.
Apesar da crise sanitária, uma pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS) revela que a expectativa de vendas para a Páscoa de 2021 é de aumento nominal de 5,5% em relação ao ano passado. Apesar da similaridade de cenários no contexto da pandemia, os supermercadistas adaptaram as estratégias referentes a venda de produtos símbolos do período, como pescado e ovos de chocolate.
Segundo pesquisa realizada pela The Insiders, 68% das mais das 5.400 pessoas entrevistadas vão comprar ovos de páscoa e, destes, 72% pretendem fazer suas compras online. O compilado dos dados também revelou que grandes marcas brigarão de igual para igual com mercado informal de pequenos produtores, que ganharam um espaço relevante na lista de preferência de ovos de Páscoa: 56% declararam optar pelos chocolates caseiros no lugar das tradicionais do varejo.
A abordagem na publicidade varia conforme o anunciante. Alguns optaram por campanhas padronizadas, outros arriscaram e apostaram no humor, enquanto alguns escolheram a linha da boa ação. Confira um compilado abaixo.
Cacau Show
Para a segunda edição da ação “Páscoa do Bem”, doação de 1 milhão de ovos de Páscoa da Cacau Show, a rede criou o filme “É impossível ser feliz sozinho”, inspirada na música “Wave”, de Tom Jobim. “Essa música é muito inspiradora e com certeza diz muito sobre o momento que estamos passando. Queremos fazer a diferença, assim como diz o nosso valor mais importante: ‘vivemos para juntos, tocar a vida das pessoas'”, comenta Alê Costa, presidente e fundador da Cacau Show. Ação tem criação da agência LVL.
Costa também realizou a 5ª edição do tradicional leilão em prol das crianças do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e arrecadou R$ 1 milhão de reais em apenas 23h. Essa quantia significa mais de 1 tonelada de chocolate, dividida em ovos de 700kg, 70kg e 7kg, em ação realizada com mais de 250 amigos pelo WhatsApp.
Além das iniciativas, a marca também lançou uma campanha com o ator Caio Castro.
Guaraná Antarctica
Ao lado da Soko, a marca da Ambev criou a Páscoa Coisa Nossa para unir produtores de ovos de chocolate caseiro aos consumidores.
Guaraná vai disponibilizar um formulário em seus stories do Instagram para que os doceiros se inscrevam. Para participar, os interessados devem dar um print da tela do formulário e preencher com dados essenciais, como nome, cidade, produto à venda, preço, contato e, por fim, postar nos stories marcando @guaranaantarctica. Após uma seleção prévia, a marca vai reunir os cards especiais dos vendedores por região e publicá-los durante toda semana em seu perfil da plataforma, do dia 30 de março ao dia 2 de abril. Podem participar vendedores de ovos caseiros de todo o Brasil.
Bauducco
Depois de fazer sua maior campanha de Natal, a Bauducco quer consolidar sua presença também na Páscoa. Com o tema “Toda fatia é especial”, a campanha foi criada pela CP+B e será veiculada nos canais proprietários do Facebook, Instagram, YouTube e Twitter, além de contar com uma grande ação em conjunto com o Grupo Globo, o Pinterest e o site Tudo Gostoso.
Kopenhagen
A Kopenhagen destaca os produtos da marca e apresenta a ação “Sabor Que Vem de Dentro”, assinada pela Artplan. Pensando em alternativas de compartilhamento de carinho e afeto mesmo à distância, a marca criou uma landing page exclusiva para ação, com a agência Inkuba, que poderá ser acessada através de um QR Code que estará disponível em tags nas sacolas, redes sociais ou através do e-commerce da marca, que permite a personalização de um recado através de uma vídeo mensagem para ser enviada a alguém especial.
Copacol
A Copacol celebra a Páscoa neste ano com a campanha “Quaresma Copacol”. Criada pela GTZ Comunicação, a comunicação começou a ser veiculada no dia 25 de fevereiro, início da Quaresma, em TV a cabo, Google, Facebook, Instagram, Youtube e portais de culinária. O plano de mídia também envolveu os influenciadores digitais Diego Assalve, Naiumi Goldoni e Karina Peloi que, juntos, têm mais de 14 milhões de seguidores.
Lacta
Com quatro diferentes filmes, Lacta celebra as conexões entre as pessoas, lembrando que a Páscoa é uma oportunidade para reforçar esses laços com todos os nossos ovos-metade – mesmo que ainda afastados.
A Mondelēz Brasil, dona da Lacta e de outras marcas icônicas, anunciou o investimento de R$ 2 milhões em ações sociais e de saúde para auxiliar no combate dos impactos causados pela pandemia.
Hershey’s
A Execution assina a criação da ação de Páscoa de Hershey’s Professional, com a linha profissional de Hershey’s. Com o conceito “Transforme Chocolate em Oportunidade”, a iniciativa tem foco digital, com conteúdo e estratégia de influenciadores visando apresentar produtos para a data especial – Páscoa.