Resultado já era esperado pelos lojistas

 

As vendas na semana da Páscoa deste ano cresceram 2,55% em relação ao ano passado, registrando o menor nível de aceleração dos últimos cinco anos, de acordo com comunicado divulgado nesta quarta-feira (23) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). O dado, fornecidos pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), corresponde à pior variação desde 2010, quando o crescimento foi de 4,5%. Em 2011, a variação foi de 7,26%, com 4,84% em 2012 e 5,31% em 2013.

O desempenho mais modesto já era esperado pelos lojistas, de acordo com o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior. Porém, o resultado prático foi ainda pior que as previsões. “Projetávamos o pior crescimento dos últimos cinco anos, por volta de 3,5%. Mas essa variação de 2,55% veio aquém do esperado e frustrou ainda mais os lojistas”, disse em nota.

Além de desapontar os lojistas na Páscoa, o índice pode ser um indicativo de ano fraco. “Pelo que não só este resultado representa, mas pelo que todos os indicadores de confiança do empresário e do consumidor também apontam, 2014 será um ano de fraquíssimo crescimento para o varejo”, avalia Pellizzaro Junior.

Os economistas do SPC Brasil atribuem o resultado ao menor crescimento da massa salarial, à alta dos juros e, principalmente, à inflação elevada. “Mesmo indicando estar sob controle, a inflação ainda é alta e diminui o poder de compra do consumidor, o que impacta nas vendas”, explica a economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues.