O Oscar é o segundo produto televisivo que mais fatura com publicidade, ficando atrás apenas do Super Bowl. A rede ABC comercializou 100% dos espaços para a transmissão deste ano e terá Anheuser-Busch Inbev (Budweiser), Cadillac, Google, Henessy, IBM, McDonald’s, Rolex, Samsung, Verizon e Walmart. O anúncio na última quarta-feira (20) não deu detalhes do que cada anunciante fazer. De acordo com o Ad Age, um comercial de 30 segundos no intervalo deste ano está em torno de US$ 2,2 mi.
Mas não é só nos Estados Unidos que o interesse de anunciantes é grande. No Brasil a premiação ganha ano a ano mais marcas interessadas em fazer parte do tapete vermelho, especialmente indo além dos 30 segundos. O foco é conversar com a audiência que assiste, comenta e interage ativamente com a maior premiação internacional de cinema, que alimenta conversas em todo o mundo.
E a porta para isso é a TNT, que transmite o Oscar ao vivo e com exclusividade há 15 anos. Ao longo desse tempo, o canal se tornou o destino oficial dos fãs de premiações. O catálogo tem 11 premiações, como Grammy, Emmy e Billboard Awards. Para a 91ª edição, neste domingo (24), a TNT tem Ford, Samsung, Havan, Ben & Jerry’s, Colgate e Stella Artois como patrocinadores de cota máster. Nespresso, Rolex e Advil são apoiadores.
A Havan, por exemplo, terá a “Madrugada de Cinema”, em que influenciadores vão passar uma madrugada em uma loja da rede, maratonando os filmes que concorrem ao Oscar e a experiência será mostrada no canal da TNT no YouTube. A marca tem também o “Torcidômetro”, onde os fãs podem votar no filme que mais gostam durante a premiação. Para Ben & Jerry’s, o canal avisará uma uma live que um episódio de “O Lado D”, patrocinado pela marca e apresentado por Didi Effe, está disponível.
Além disso, a Nespresso convidou a influenciadora Foquinha como embaixadora e mostrará como combinar e harmonizar as capsulas dos cafés com cinema. E a Stella Artois, que manteve a parceria, vai promover um brinde. Durante a live, cada vez que aparecer uma estrela na tela, a marca libera um código para a audiência presentear uma pessoa especial da sua vida.
Gilberto Corazza, VP de vendas publicitárias da Turner no Brasil, afirma que as ações de branded content estão totalmente integradas entre conteúdo e digital. Anualmente, a ideia é aprimorar as entregas e desenvolver formatos e iniciativas para agregar os conteúdos e as marcas parceiras. Além da transmissão on air, há a cobertura em plataformas como Instagram e Facebook. Este ano também há ainda parcerias com Twitter e Omelete, além das lives de comentários com influenciadores e nomes relevantes no cenário brasileiro no canal do YouTube. Para realizar entregas criativas e alinhadas com os acontecimentos da cerimônia todos os patrocinadores ficam em um war room no escritório do canal em São Paulo.
“Todas essas possibilidades são oportunidades de criar novas entregas, incluir as marcas parcerias de maneira orgânica na nossa cobertura, elaborar formas de integrar os conteúdos com os produtos e gerar uma identificação com os consumidores. Temos muito potencial de crescimento e integração, por isso temos trabalhado cada vez mais perto dos clientes e agências, o que tem sido fundamental para garantir essas ações personalizadas”, diz.
Cobertura e geração de conteúdo
Além dos hosts no tapete vermelho, Carol Ribeiro e Hugo Gloss, a TNT tem um time novo de apresentadores para tornar a cobertura mais plural: Bruna Thedy e Dane Taranha são radialistas; e Michel Arouca (Série Maníacos) e Phelipe Cruz (Papel Pop), jornalistas e empreendedores.
“Entendemos que precisávamos ampliar a conversa com os fãs, por isso apostas em nomes que atuam em diferentes segmentos da comunicação e falam com propriedade dos assuntos abordados nas premiações, estamos levando conteúdo, informação com um elenco de credibilidade. Nada melhor e mais eficaz para aproximar a marca do consumidor”, diz.
Desde o início da temporada de premiações as lives são transmitidas no YouTube e no Twitter, em uma parceria realizada esse ano. Além disso, também foi criado o podcast TNT Cast, que foi lançado após o anúncio dos indicados. Os convidados semanais falam sobre o universo das premiações e tudo que as permeia, como música, séries, filmes, cultura pop em geral.
“A temporada de premiações é o maior projeto de entretenimento da TV. Nesse ano, sabendo da importância, relevância e qualidade desse conteúdo, a TNT, junto com o Space, foi pioneira em lançarem o modelo superstation de negócio, onde oferecemos para os nossos assinantes o melhor do entretenimento, em um único destino. Temos transmissões ao vivo de eventos relevantes, como premiações e campeonatos esportivos, e exibimos também séries e filmes de sucesso e aclamados pelo público e crítica, em único lugar. A cada ano estamos investindo mais, não só em programação, mas ampliando o alcance da marca no digital e em formatos diferenciados para atender as novas demandas e hábitos dos consumidores.”